Coordenadores sindicais se reúnem com a Copel

Estabilidade do emprego e indenização são “cláusulas pétreas” para os trabalhadores em nova rodada de negociações no dia 15 de dezembro

Representantes dos coletivos em audiência com negociador da Copel
07.DEZ.2022

Os coordenadores dos coletivos sindicais – CSMEC e CSEC – participaram de uma audiência com o preposto da Copel para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A segunda proposta da empresa foi recusada no último dia 30 de novembro por 94,22% dos funcionários. Até hoje, a companhia não havia marcado uma nova rodada de negociações. O objetivo do encontro de hoje é apresentar à empresa os principais motivos que levaram os Copelianos a rejeitar a proposta e buscar saídas para que o ACT e o PLR possam ser votados ainda neste ano.

Na avaliação dos coletivos, baseado em inúmeras manifestações dos Copelianos, o cenário de incertezas frente a autorização da privatização da Copel é o ponto central do impasse. Propostas que, na prática, autorizem a Copel a iniciar um processo de demissão nos próximos cinco anos são rejeitadas vigorosamente pela base. As entidades informaram sobre a necessidade de uma indenização em caso de demissão e inibir a possibilidade para quem está perto da aposentadoria ou em tratamento de saúde, por exemplo.

“A Copel vem ano após ano enxugando seus quadros dentro de processos de demissão incentivada (PDV). Mas entendemos que o momento é diferente. A categoria se reuniu e disse duas vezes ‘não’ a autorizar ainda mais as demissões”, destacou Leandro Grassmann, um dos coordenadores dos coletivos sindicais.

Para os funcionários e os sindicatos, a estabilidade e segurança do emprego são como cláusulas pétreas para qualquer acordo. “Há que se dar segurança para que os empregados possam trabalhar”, comentam os representantes dos coletivos.

Por outro lado, é avaliado que a atual proposta de PLR de validade por dois anos tenha chegado a sua viabilidade final. A Copel propõe o pagamento no seguinte formato:

• 2024 – 65% fixo | 35% proporcional
  • 2025 – 60% fixo | 40% proporcional

Mesa de negociação

Durante a reunião, a Copel confirmou que a próxima rodada de negociações ocorrerá dia 15 de dezembro. A formalização foi enviada aos Sindicatos ainda no final da manhã. Até lá, espera-se que ocorram avanços na proposta.