Cohab: trabalhadores aprovam acordo e suspendem indicativo de greve

19.AGO.2015

Após anúncio de greve, os funcionários da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT) conquistaram a manutenção dos direitos previstos no acordo coletivo de trabalho e reajuste de 8,76% nos salários de benefícios. A proposta, encaminhada pela Cohab ao Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) e demais sindicatos, foi aprovada em unanimidade pelos trabalhadores em assembleia das entidades nesta quarta-feira (19).

Proposta para o ACT foi aprovada em unanimidade pelos 149 trabalhadores na assembleia

Com o acordo aprovado, os trabalhadores definiram pela suspensão do indicativo de greve, agendada para esta quinta-feira (20), devido ao não atendimento às reivindicações dos trabalhadores. As negociações com a Cohab-CT vinham se estendendo desde junho deste ano sem avanços, com duas propostas recusadas anteriormente pelos trabalhadores em assembleia.

Com o indicativo de greve aprovado pelos trabalhadores na última segunda-feira (17), a empresa recuou e encaminhou proposta aos sindicatos atendendo as reivindicações dos funcionários.

A proposta aprovada pelos trabalhadores prevê reajuste de 8,76% a ser implantado a partir da folha de setembro deste ano para os salários, gratificações de demais itens do Acordo Coletivo de Trabalho. As diferenças salariais e de benefícios referentes a aplicação do reajuste de junho a agosto serão pagas, segundo a Cohab, até o final da vigência do acordo, em 31 de maio de 2016.

Ainda nesta semana, os Sindicatos encaminharão à empresa ofício com a aprovação da proposta.

Além dos reajustes, a proposta contempla a manutenção dos itens do acordo e pagamento de abono referente a um vale e meio de alimentação, a ser pago duas vezes, com a primeira parcela em 31 de dezembro deste ano e a segunda até maio de 2016.

O Senge-PR e os demais sindicatos encaminharão ainda nesta semana resposta à empresa com o resultado da assembleia e um ofício contendo outras reivindicações dos trabalhadores a serem discutidas ao longo do ano, como revisão de plano de cargos e salários, dentre outros.