11.º Consenge | Confira os vídeos e textos bases para os debates dos encontros preparatórios

03.JUN.2017

Cerca de 70 diretores do Senge, associados e estudantes de engenharia participam nesta sexta-feira (2) e sábado (3) dos debates preparatórios do Paraná para a 11.ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros. O objetivo do evento regional é reunir propostas do estado para o debate nacional, que será em Curitiba entre os dias 6 e 9 de setembro.

Os trabalhos, no entanto, não partem do zero. Como auxílio para nortear as discussões, a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) preparou vídeos e textos de autoria de intelectuais e pensadores sobre assuntos relacionados ao tema principal do Consenge: “Resistir! Em defesa da engenharia e da soberania nacional”.

Capa do caderno de teses da Fisenge, com textos do economista  Márcio Pochmann, do diplomata Samuel Pinheiros e do historiador Valter Pomar
Capa do caderno de teses da Fisenge, com textos do economista Márcio Pochmann, do diplomata Samuel Pinheiros e do historiador Valter Pomar

Acompanhando a temática central do Congresso, os materiais subsidiam a realização dos debates, a elaboração de propostas para a ação sindical no próximo período e contribuir para a formulação de políticas públicas, seja nos Encontros/Congressos Regionais, seja no Congresso Nacional.

Cartilha – o primeiro texto do caderno é do embaixador e professor do Instituto Rio Branco, Samuel Pinheiro, que debate o desenvolvimento, soberania e engenharia. O historiador e professor da Universidade Federal do ABC, Valter Pomar, é autor do segundo texto, intitulado “O desenvolvimento e a soberania nacional”. Encerra o caderno a colaboração do economista, professor da Unicamp e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, com o texto “Proteção social e do trabalho”. Clique aqui e baixe a cartilha.

Vídeos – Além dos textos, a Fisenge também vem publicando em seu canal do Youtube vídeos com os autores do caderno e outras figuras expressivas do cenário econômico, político e da engenharia nacional sobre o papel da engenharia na soberania e sobre a conjuntura do país. Assista abaixo.