1a etapa da AGO aprova contas e atividades do sindicato

Assembleia ainda elegeu representantes para etapa estadual e Conselho Deliberativo

AGO aconteceu no formato virtual
18.MAIO.2021

O Senge-PR realizou a primeira etapa da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da entidade. As sessões aconteceram virtualmente na sede e nas regionais do sindicato. Essa etapa acontece uma vez por ano e tem o objetivo de aprovar as contas da entidade relativas ao exercício do ano anterior (2020, no caso) e apresentar as atividades realizadas neste período. Após isso, a segunda etapa da AGO, marcada para 31 de maio de 2021, avalia definitivamente as atividades e contas do Senge-PR. Acontece neste mesmo dia o CD (Conselho Deliberativo), que tem como foco definir metas e ações políticas com busca a valorizar a engenharia paranaense e nacional.

Pelo segundo ano consecutivo, a AGO aconteceu virtualmente devido a pandemia de Covid-19 e as medidas de isolamento social. Essa conjuntura também refletiu nas contas da entidade e na sua organização estrutural e política. O Senge-PR adotou o trabalho remoto e tem realizado atendimentos e ações sindicais por mecanismos virtuais.

“O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) também teve de se adaptar a essa realidade. Seja colocando seus funcionários em trabalho remoto, seja fazendo a gestão da diretoria e das negociações a distância e com reuniões virtuais. Esse relatório traz um espelho dessa atuação ao longo de 2020, o que negociou, como se comunicou com os associados e com a sociedade, as medidas judiciais que patrocinou e os efeitos de outras medidas jurídicas, o atendimento à classe e o trabalho desenvolvido nas regionais”, destaca o relatório.

O ano de 2020 trouxe uma grande conquista para os engenheiros, que foi o pagamento de ações judiciais. O sindicato conseguiu reverter R$ 131 milhões que foram pagos aa 513 engenheiros. Além disso, mesmo que virtualmente, a entidade realizou 15 negociações, com 5 Convenções e 10 Acordos fechados. Os Acordos Coletivos foram todos realizados via plataforma Zoom, devido à pandemia de Covid-19

Próximo encontro

A segunda etapa da Assembleia Geral Ordinária – sessão estadual somente com os representantes eleitos na primeira etapa – será no dia 31 de maio de 2021, por videoconferência com a Diretoria Estadual e Regionais às 18h30 em primeira e às 19h em segunda convocação.

VOCÊ SABIA…

As assembleias gerais, que podem ser ordinárias e extraordinárias, são soberanas em suas deliberações, desde que não contrariem as leis e dispositivos do Estatuto do Senge. As assembleias gerais são realizadas em duas etapas e se destinam aos associados. Na primeira etapa são realizadas as sessões regionais. Na segunda etapa ocorre a sessão estadual. A AGO se reúne duas vezes por ano para apreciar e aprovar as contas e relatórios do ano anterior e a previsão orçamentária, o plano de trabalho e o valor das contribuições associativas.

::. Saiba mais no Estatuto