2023 pode ter reajustes acima da inflação, analisa DIEESE

Salário mínimo real e redução de juros impactam na renda dos trabalhadores

Marcos Santos/USP Imagens Carteira de trabalho
Comunicação
06.MAR.2023

DE OLHO NAS NEGOCIAÇÕES | O ano de 2023 começou bom para os trabalhadores brasileiros. O aumento real do salário dado pelo Governo Lula e previsto para ocorrer no Primeiro de Maio deve impulsionar as negociações deste ano. Essa é a avaliação do DIEESE.  Para o Departamento, “os primeiros 45 dias de 2023 aparentemente sinalizam mudanças importantes na dinâmica das negociações coletivas no país, ainda que poucos acordos tenham sido fechados até o momento”.

Segundo o DIEESE, a valorização do salário mínimo se mostra fundamental para aumentar a renda da população, por afetar diretamente os salários mais baixos e os benefícios previdenciários e, indiretamente, os demais rendimentos do trabalho, fortalecendo o mercado consumidor interno e melhorando as contas públicas, via arrecadação de impostos. 

Outra expectativa favorável aos trabalhadores é o controle da inflação e dos juros neste ano. O Governo Federal tem pressionado o Banco Central a reduzir a Selic, o que influencia na inflação e no ambiente de negociações. 

A mudança de perspectiva ocorre após quatro anos de perdas no Governo Bolsonaro. Em 2022, segundo o INPC medido pelo IBGE, 24,3% dos reajustes foram abaixo da inflação e 36,2% apenas repuseram o índice, sem conceder nenhum ganho real. O pior ano foi 2018, quando 75% dos acordos fechados sequer repuseram a inflação. Naquele ano, o índice inflacionário ficou em 3,75%. Para este ano, a projeção do Bacen é inflação de 5,9%.

Voltar a Notícias