29° Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR terá importantes debates sobre o ensino

Evento acontece em Cascavel nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro e terá transmissão ao vivo

FONTE: CREA-´PR

O Crea-PR realizará nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz – FAG, o 29º Fórum de Docentes e Discentes. O evento acontece com apoio do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Mútua-PR (Caixa de Assistência dos Profissionais) e CredCrea – Cooperativa de Crédito.

Programação

O Fórum terá como tema central “Os novos desafios das Engenharias, Agronomia e Geociências”. O Engenheiro Agrônomo José Abramo Marchese, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e coordenador estadual do Colégio de Instituições de Ensino (CIE), ressalta que o evento disponibiliza espaço para debates específicos para docentes e discentes. “Cito como exemplo para os discentes a atividade Interativa Ideathon e a mesa redonda sobre ’Estágio e Oportunidades de Carreira’, debatendo sobre análise de currículo, mídias sociais e empregabilidade, entre outros”, descreve. Para os docentes e público em geral, será discutida a qualidade do ensino pós-pandemia, “além de outros temas interessantes como os parâmetros para análise de cadastramento de cursos e concessão de atribuições profissionais, residência técnica, a implantação das novas Diretrizes Curriculares das Engenharias (DCNs) e a curricularização da extensão e o perfil do profissional do futuro”, diz.

Para o o Engenheiro Agrônomo Almir Antonio Gnoatto, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR (CEAP) e professor da UTFPR Dois Vizinhos, “o evento desponta como referência nacional em termos de temas relevantes e atuais e que promove a aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IEs) e o Sistema Confea/Crea”. Ele destaca ainda a troca de experiências. “Muitos dos assuntos abordados já foram estudados previamente e serão apresentados com dados e experiências positivas”, afirma. Um exemplo é o painel sobre as novas DCNs, onde será apresentado um estudo feito durante dois anos na CEAP e que trará entendimento para as IEs das questões que precisam constar no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Transmissão

Na plateia presencial, convidados entre professores, coordenadores de cursos, acadêmicos membros do CreaJr-PR, inspetores e conselheiros do Crea-PR. Para o grande público será feita a transmissão pelos canais da FAG e do Crea-PR no YouTube. As inscrições para os participantes (presencial e on-line) estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de agosto.

Os participantes inscritos receberão certificado, documento importante principalmente para os acadêmicos, pois a participação nos eventos do Crea-PR é reconhecida por muitas instituições para as atividades complementares obrigatórias (confirme com a sua instituição).

Programação, informações e link de inscrições estão disponíveis no Portal da Educação do Crea-PR.