48º Encontro de Entidades de Classe do Crea-PR começa amanhã

Evento acontece em Foz do Iguaçu; Senge-PR terá representantes

Comunicação
25.OUT.2022

Nesta quarta-feira (26), começa o 48º EPEC, Encontro Paranaense de Entidades de Classe, organizado pelo Crea-PR, com o objetivo de reunir gestores e representantes das Entidades de Classe, profissionais e lideranças das áreas tecnológicas, a fim de debater e discutir as tendências e rumos das Engenharias, Agronomia e Geociências em nível estadual e nacional. Representando o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná no evento estarão o presidente da entidade, Leandro Grassmann; o diretor-financeiro Carlos Bittencourt; e o diretor da regional de Maringá, Sérgio Inácio Gomes.

Após um período de restrições por conta da pandemia, este ano o evento contará com 450 participantes presenciais e uma vasta programação de debates e oficinas. A semana contempla ainda a Cerimônia do Mérito, o 31º Fórum de Inspetores – evento que acontece anualmente com a finalidade de orientar e promover a troca de ideias entre os profissionais; o 15º Prêmio Crea de Qualidade, que visa premiar as Entidades de Classe que foram destaque em suas gestões no ciclo 2021/2022; uma mesa redonda com os relatores do Código de Ética das Profissões, em comemoração aos seus 20 anos de história; e o Encontro do Comitê Mulheres do Crea-PR. Também acontecerá a entrega do Prêmio Destaque Profissional, homenageando atuações de 2021, dentro das categorias: Profissional Destaque, Educador Destaque e Carreira Destaque. No total, serão 24 homenagens.

“O Encontro é um dos eventos mais tradicionais do Crea-PR por reunir todos os representantes das Entidades de Classe do Estado. Neste ano, o escopo central é inovação e sustentabilidade, e a agenda parlamentar do Sistema Profissional, impulsionando o desenvolvimento das entidades, o fortalecimento ao associativismo e a defesa dos profissionais, e ainda a importante atuação na esfera das políticas públicas”, destaca Claudemir Marcos Prattes, gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR.

Além disso, segundo Claudemir, outro grande destaque do EPEC é a integração e a oportunidade que os participantes têm de reunir, planejar e projetar ideias futuras. “O Paraná tem um dos melhores cenários associativistas do Brasil. Temos quase cem Entidades de Classe vinculadas ao Crea que, direta ou indiretamente, representam mais de 30 mil profissionais. Nos anos anteriores, discutimos muito a participação ativa desses elementos com as cidades e fortalecemos muito o trabalho da Agenda Parlamentar por meio dessas Entidades. Agora, é hora de definir estratégias para termos uma atuação ainda mais forte em todas as esferas. Queremos incentivar a política de atuação dessas associações com organização do Crea, para podermos, em conjunto, reivindicar situações importantes”, explica Claudemir.

O evento é realizado pelo Crea-PR com apoio na organização dos Colégios de Entidades de Classe, de Inspetores e de Instituições de Ensino, e patrocínio do Confea, da Mútua e da CredCrea.

Na programação, os participantes terão a oportunidade de ver palestras nos temas Planejamento Urbano e Cidades Inteligentes; Inovação tecnológica no Paraná; Plano Estadual de Logística e Transporte 2035; Agenda Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável; O trabalho do futuro e o futuro do trabalho; além de participar de diversas oficinas específicas para cada público: representantes de Entidades de Classe, inspetores, Comitê Mulheres e CreaJr.

15º Ciclo do Prêmio Crea de Qualidade

Encerrando a programação do evento acontece a cerimônia do 15º Ciclo do Prêmio Crea-PR da Qualidade – PCQ, que tem por finalidade a premiação dos profissionais e das Entidades de Classe que tiveram destaque em sua atuação ou em seu sistema de gestão.

Para isso, são realizados ciclos anuais de premiação, nos quais as organizações profissionais se candidatam de acordo com o regulamento estabelecido. O processo de avaliação da gestão de cada candidata tem por base o Modelo de Excelência estabelecido para as organizações profissionais. Este modelo sistêmico de gestão está alinhado a conceitos mundiais de gestão, à integração profissional por meio da defesa dos direitos dos profissionais e da melhoria do ambiente do exercício das profissões do Sistema Confea/Crea.

Reconhecer por meio do Prêmio Crea da Qualidade significa destacar, dentre as organizações participantes de um ciclo de premiação, aquelas que evidenciam melhoria gerencial na direção da sustentabilidade, qualidade dos serviços, da satisfação dos associados e dos benefícios à sociedade.

Prêmio Destaque Profissional 2022

O Prêmio Destaque Profissional tem caráter exclusivamente cultural, sem fins lucrativos. Ele busca distinguir atuações profissionais nas áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, valorizando o trabalho de sua área e Regional. Ele é dividido em três categorias:

Profissional Destaque: profissional habilitado que tenha se destacado na profissão durante o ciclo em sua Regional;

Carreira Destaque: profissional habilitado que possua carreira destacada e reconhecida em sua Regional;

Educador Destaque: profissional habilitado que tenha se destacado na docência em conteúdo técnico em sua Regional.

Mais informações sobre o evento em crea-pr.org.br/epec.

Com informações do Crea-PR

Voltar a Notícias