7ª edição do Jornal do Engenheiro | Editorial

Senge Paraná
17.ABR.2017

Jornal_Senge_7_Abril_2017.inddNa 6ª edição do Jornal do Engenheiro, apresentamos os pontos prejudiciais da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287), da reforma da Previdência, e algumas iniciativas de mobilizações contrárias a ela. Chegamos à edição 7 já com notícias dos resultados dessas reações.

>> Clique aqui para ler a edição completa

Após ampla adesão popular aos protestos nos estados, campanhas de comunicação em redes sociais, audiências públicas, palestras e debates em defesa da previdência, o Congresso e o Executivo Federal fizeram um pequeno recuo. Representantes dos dois poderes afirmaram que irão reconsiderar cinco pontos da proposta. Porém, as mudanças são residuais e mantém a gravidade da reforma.

Os próximos meses continuarão sendo decisivos para o futuro da população brasileira. O Senge se soma a outras 20 entidades na campanha “Aposentadoria SIM. Essa reforma NÃO” que, entre outras ações, fará um grande ato no dia 31 de maio, no Teatro da Reitoria, em Curitiba. Leia mais na página 8.

Os direitos e as condições das mulheres no mercado de trabalho da engenharia também ganharam espaço nas ações do Senge. No mês que marca o Dia Internacional das Mulheres (8 de março), a Regional de Campo Mourão – em ação conjunta com o Coletivo de Mulheres e o Senge Jovem – aprofundou este debate em uma conferência com a presença de mais de 70 pessoas, conforme apresenta a página 3.

Nós da diretoria do Senge aproveitamos o 8 de março para renovar o compromisso de fazer com que um tema dessa magnitude resista ao longo do ano na atuação do sindicato. A luta por igualdade, contra a violência, e, em especial, pelos direitos das mulheres trabalhadoras da engenharia, precisa ser feita por todos nós, cotidianamente.

Nova_números

Ainda neste mês de março, a Regional de Londrina inaugurou o Acervo PRO, com mais de 400 livros, artigos, estudos e laudos sobre Segurança do Trabalho – veja na página 6. O nomo de espaço faz homenagem ao ex-professor e ex-diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), engenheiro Paulo Roberto de Oliveira, especialista na área, falecido em 2013.

Na página 7, apresentamos também os objetivos do Coletivo Transporte Popular, do qual o Senge faz parte. O grupo reúne diferentes categorias profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação de Curitiba, com a intenção de produzir materiais de comunicação e abrir debates em bairros e escolas sobre os problemas na composição da tarifa do transporte público de Curitiba e região. A ideia é democratizar o acesso às informações relacionadas ao tema.

Por fim, trazemos aqui todas as informações necessárias para que cada associado e associada ao Senge exerça o direito participar da escolha da próxima diretoria da entidade – páginas 4, 5 e 6. É neste período de eleição, quando a categoria decide qual será a diretoria da entidade pelos próximos três anos, que reforçamos nosso compromisso e apreço pela Democracia.

Boa leitura!

Carlos Roberto Bittencourt, presidente do Senge-PR 

 

Voltar a Notícias