ABEC-PR inicia novo ciclo de palestras para engenheiros cartógrafos, estudantes e profissionais das geotecnologias

Evento é totalmente online e gratuito

Comunicação
29.MAR.2021

A ABEC-PR (Associação dos Engenheiros Cartógrafos do Paraná), em parceria com o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) realiza mais um ciclo de quatro palestras online para atualização profissional dos associados, sejam eles estudantes ou profissionais da cartografia e geotecnologia atuantes nas mais diversas áreas.

O evento é totalmente online e para abrir o ciclo de palestras, o primeiro encontro acontece no dia 06 de abril, às 19 horas, com os temas Demanda e Gestão da Cartografia no Estado/Cartografia e Gestão de Ativos.

Na primeira palestra, a convidada Gislene Lessa – engenheira cartógrafa formada pela UFPR, vai abranger a produção de novos mapeamentos no Paraná, através do Programa i9 Ambiental. O Programa i9 está sendo executado pelo Instituto Água e Terra e busca resolver problemas que há algum tempo dificultam o bom desempenho do Estado do Paraná na Gestão Ambiental.

“O objetivo principal é a transformação digital para cumprir a missão (ou missões) institucional, sabendo que o IAT herdou todas as missões antes distribuídas nas autarquias IAP, ITCG e Águas Paraná. Dentre alguns projetos que estão planejados ou em execução estão a construção da IDE – infraestrutura de dados espaciais, GeoParaná e o mapeamento planialtimétrico do Estado na escala 1:10.000”, explica Gislene.

Além desse conteúdo, os participantes contarão ainda com a presença da Paula Hamerschimidt. Ela que é engenheira cartógrafa especialista em geoprocessamento e atua há 16 anos na Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) vai falar sobre cartografia e sua relação com a gestão de ativos, um fator crucial para empresas que atuam em ambiente regulado.

“A palestra trará conceitos cartográficos e conceitos regulatórios, com foco no saneamento, e de como essas duas áreas distintas estão intrinsecamente ligadas, mostrando as consequências de se ter uma boa base cartográfica”, conclui.

As palestras são 100% gratuitas. A inscrição deve ser feita antecipadamente até às 23h59 do dia 05 de abril neste link.

Confira abaixo o cronograma das próximas palestras:

2) Análise fundiária e o direito agrário: 28 de abril – às 19h

3) Cartografia na energia : 19 de maio – às 19h

4) Aplicações com drones e lidar nas geotecnologias: 09 de junho – às 19h

Voltar a Notícias