Acordo Coletivo da Copel tem validade de dois anos

Transmissão ao vivo Assembleia da Copel
16.SET.2021

Diante dos diversos questionamentos sobre o início das negociações trabalhistas na Copel, o Senge-PR vem, por meio deste boletim, resgatar algumas informações sobre as condições do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) assinado em 2020 para seus representados.

Neste ano o sindicato não deverá ingressar em negociações com a Copel em virtude da duração do ACT que ainda está em vigor, definida para dois anos. Com o Acordo válido até 2022, não ocorrerão reuniões de discussão de itens de ordem econômica em 2021. Em seu lugar, será realizada mais uma reunião quadrimestral, com a discussão de itens administrativos.

O ACT 2020/2022 incluí condições de reajuste das cláusulas econômicas. Leia, abaixo, as disposições:

Reajustes/Correções Salariais

Cláusula quarta: Ficam mantidas todas as cláusulas do presente Acordo Coletivo de Trabalho para o período de 01/10/2021 a 30/09/2022, considerando como percentual de reajuste para as cláusulas Terceira, Décima sétima, Décima oitava e Vigésima, a partir de 01/10/2021, o INPC acumulado no período de outubro de 2020 a setembro de 2021.

A inflação a ser aplicada na correção destas cláusulas será divulgada na primeira quinzena de outubro. Para efeito comparativo, a inflação de setembro/20 a agosto/21 foi de 10,42% e no período de agosto/20 a julho/21, 9,85%.

Abono

Cláusula décima primeira: Será pago a título de abono, não incorporável ao salário, conforme a seguir:

Ano Empregados Gerentes
nível 8
Gerentes
nível 7
Gerentes
nível 6
2021 0,3 RB + R$ 4.200,00 0,3 RB + R$ 4.200,00 RB < 12 mil = 0,15 RB + R$ 2.100,00
RB > 12 mil = Não recebem
Não recebem

O abono será pago em outubro de 2021.

:: Leia o ACT 2020/2022 aqui

É importante observar que a decisão de assinar o ACT com duração de dois anos neste período de crise foi favorável aos trabalhadores da Copel. Além de garantir a manutenção de direitos por um período maior, garantimos o reajuste nos valores do INPC, que tem apresentado valores cada vez mais altos. Durante as negociações no ano passado, as previsões já apontavam para inflação elevada neste ano. Outras negociações conduzidas pelo sindicato em 2021 estão se mostrando desafiadoras, uma vez que o elevado índice de reajuste salarial é um ponto de conflito na negociação.

Este é, também, um momento para fortalecer o seu sindicato. Considerando as projeções para o futuro, será mais difícil discutir reajustes e abono no atual patamar inflacionário. Nós precisamos do seu apoio para garantir que, no próximo ano, os trabalhadores da Copel não sejam afetados pela atual retirada de direitos que abalam o mercado de trabalho brasileiro.

TAXA ASSISTENCIAL

Para possibilitar a reposição financeira das entidades sindicais diante de todos os encaminhamentos necessários aos processos negociais, além de toda a estrutura necessária para realização de assembleias e votações virtuais, e visando a manutenção dos Sindicatos para as lutas e enfrentamentos que virão nos anos seguintes, o ACT prevê o desconto da Taxa Assistencial de R$100, em favor do Senge-PR. Engenheiros e engenheiras filiados ao Senge-PR não sofrerão o desconto desta Taxa.

Informamos que, apesar da importância de manter as entidades sindicais que têm garantido as negociações ao longo dos anos, existe a possibilidade de oposição à Taxa, que deve ser feita entre os dias 20 e 30 de setembro, das seguintes formas:

– A carta pode ser entregue presencialmente na sede do Senge (consulte os horários em que a entidade estará aberta ou agende a entrega de sua carta de oposição. Em função da pandemia, o Senge está abrindo somente em alguns dias por semana);

– Encaminhada via Correio, sendo válida a data do carimbo da postagem. A carta deve ser endereçada ao SENGE-PR: Centro Comercial Itália, R. Mal. Deodoro, 630 – 2201 – Centro, Curitiba – PR, 80010-010;

– Excepcionalmente, devido à pandemia de Covid-19, por meio digital, no e-mail para negociacao@senge-pr.org.br.

A carta de oposição deve ser escrita de próprio punho, contendo CPF, RG e número do CREA. Para a entrega presencial, é necessário que a carta seja lavrada em duas vias. No caso do envio por e-mail, a carta deve ser digitalizada junto com o crachá do funcionário.

Convidamos você também a considerar se tornar um sócio Senge-PR. Nossos filiados têm acesso à inúmeras vantagens, que vão de assessoria jurídica com valores reduzidos à descontos em instituições de ensino, parques de diversões, peças de teatro, entre outros. Saiba mais aqui.