“Água é um direito, não mercadoria” é tema de audiência pública na Alep, nesta quarta-feira

27.NOV.2017

O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná recebe nesta quarta-feira (29), das 9h às 12, a audiência pública “Água é um direito, não mercadoria”. A atividade é iniciativa da articulação paranaense do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama), proposta pelos deputados Péricles de Mello (PT), Tadeu Veneri (PT) e Rasca Rodrigues (PV).

23031573_1447206285396189_5467419305157647374_n

O evento terá como principais eixos de debate a contaminação da água por agrotóxicos, o impacto por megaprojetos e o risco de privatização. A intenção é colher subsídios e informações para pessoas e entidades interessadas no tema e avaliar possíveis encaminhamentos.

:: Clique aqui para acessar o evento no Facebook

O Senge-PR apoio a iniciativa e convida engenheiros e engenheiras a participarem também do debate, para fortalecer o controle social sobre este recurso natural imprescindível à vida humana.

O Fama

O Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) vai ocorrer em março de 2018, em Brasília, em paralelo ao 8º Fórum Mundial da Água, com a intenção de se contrapor à lógica mercantilizada de exploração dos recursos hídricos, preponderante no evento oficial.

Lançado em junho desde ano, o Fórum é resultado da articulação entre entidades sindicais, a exemplo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), e movimentos sociais, como dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos Atingidos por Barragens (MAB).

A Federação Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e sindicatos de engenheiros, entre eles o Senge Paraná, também integra a articulação.

O Fama vai ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de março de 2018, na Universidade de Brasília (UnB), com expectativa de 5 mil trabalhadores, enquanto o 8° Fórum Mundial da Água será entre 18 a 23 do mesmo mês.