Aposentadoria SIM. Essa reforma NÃO | Sindicatos realizam rodada de debates no PR

Senge Paraná
22.MAR.2017

Em menos de um mês, a campanha “Aposentadoria SIM. Essa reforma NÃO” realizará cinco debates no Paraná, em diferentes municípios. A iniciativa é protagonizada por de cerca de 20 entidades sindicais e estudantis do estado, contrárias à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287), da reforma da Previdência. A agenda prevê palestras em Foz de Iguaçu, Maringá, Cascavel, Londrina e Curitiba. Confira abaixo o calendário.

Na rede social, a campanha mobilizou milhares em poucos dias. Acesse o face e compartilhe as publicações!
Na rede social, a campanha mobilizou milhares em poucos dias. Acesse o face e compartilhe as publicações!

 

Além dos debates abertos ao público, a campanha está nas redes sociais. Com uma semana de divulgação, a página do Facebook chega a mais de 11 mil curtidas. O clássico samba-enredo “O Amanhã”, levado à Marquês de Sapucaí pela escola União da Ilha, em 1978, é a trilha sonora dos vídeos produzidos para campanha. >> Veja um deles aqui.

 

Ação Popular

Outro campo de atuação da campanha é o jurídico. No dia 15 de março, presidentes de quatro sindicatos do Paraná ingressaram com uma ação popular (nº. 5010942.13.2017.4.04.7000) na Justiça Federal contra as propagandas do governo federal relacionadas à reforma da Previdência.

Na avaliação dos proponentes, a campanha do governo vai na contramão do dispositivo constitucional, por não trazer elemento educativo, informativo, ou de orientação social. Ao contrário disso, as peças priorizam “mensagens alarmistas”, focada na tentativa de convencer a população de que há um “rombo crescente” na Previdência Social brasileira e de que, por isso, ela seria economicamente inviável. A ação judicial rebate tal afirmativa do governo ao apresentar análises e dados que comprovam o superávit da Seguridade Social, da qual a Previdência faz parte.

Assinam a ação Carlos Roberto Bittencourt, do Senge, Jaqueline Mendes de Gusmão, do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindiprevs), Maria Suely Soares, da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná – Seção Sindical do ANDES-SN (APUFPR), e Edson Domingos Fagundes, da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica do Paraná (SINDUTF-PR).

 

17426323_136320616895709_976931549980278230_n

Agenda de debates

Foz de Iguaçu | 24 de março

Maringá | 27 de março, auditório Dona Guilhermina, Av. Tiradentes, 710, Zona 01.

Cascavel | 29 de março – Câmara de Vereadores, Rua Pernambuco, 1843, Centro.

Londrina | 03 de abril – Câmara de Vereadores

Curitiba | Em abril – Teatro da Reitoria, Centro.

 

Confira a relação das entidades que integram a campanha

Sindicato nacional dos Servidores do MPU (Ministério Público da União) no país, bem como do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) (SINASEMPU); Andes – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES/REGIONAL SUL); Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (SINJUTRA); Associação dos Servidores da Justiça Federal do Paraná (ASSERJUSPAR); Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná – Seção Sindical do ANDES-SN (APUFPR); Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde Trabalho Previdência Ação Social (SINDPREVS); Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais (SINPRF); Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (SENGE); União da Juventude Socialista (UJS); Sindicato dos Judiciários do Paraná (SINJUSPAR), Sindicato dos Servidores do DETRAN do Paraná (SINDETRAN/PR); União Paranaense dos Estudantes (UPE); APP Sindicato dos Trabalhadores em Educ Pública do PR (APP); Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná (Sindsaúde), Sindicato dos Docentes da UTFPR (Sindutfpr).

Voltar a Notícias