Assembleia geral para engenheiros estatutários sobre data-base e reforma da previdência

31.MAIO.2019

SENGE_CARD_ASSEMBLEIA_01O Senge-PR convoca os engenheiros estatutários e pensionistas a participar de uma assembleia geral extraordinária no próximo dia 6 de junho (quinta). Na pauta, dois pontos: deliberação sobre participação da greve geral contra a reforma da previdência e outras mobilizações e deliberar sobre estado de greve geral por conta da data-base da categoria a partir de 7 de junho. Os tópicos serão debatidos a partir das 18h30 em primeira chamada e 19h00 em segunda.

A reforma da previdência tem avançado na Câmara dos Deputados. O presidente Rodrigo Maia (DEM) quer que a votação ocorra até o fim do mês de junho. No último dia 30 de maio terminou o prazo para que os deputados apresentassem emendas. Foram protocoladas 277, das quais 163 entregues no último dia. O relator na comissão especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), tem até o dia 15 de junho para entregar seu relatório para admitir ou não as emendas. Calendário que ele pretende antecipar em uma semana.

É nesse cenário que se insere a greve geral convocada para o dia 14 de junho. Ela está sendo considerada uma resposta da sociedade e dos trabalhadores contra o projeto que obriga os brasileiros a trabalhar 40 anos sem interrupção para obter a integralidade, aumenta tempo mínimo de aposentadoria para mulheres, fim de aposentadorias especiais, que impacta diretamente a categoria da engenharia e aumento de alíquotas. Sem mencionar o regime de capitalização de acaba com o princípio de solidariedade.

A assembleia para engenheiros estatutários e pensionistas ainda delibera sobre estado de greve a partir de 7 de junho e greve geral a partir do dia 14 de junho em defesa da data-base da categoria. Com salários congelados há três anos, o funcionalismo estadual acumula 17% de perdas. Nessa semana, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) e deputados da Bancada do Serviço público entregaram documento aos deputados e ao governador Ratinho Júnior (PSD) com dados comprovando que o estado tem capacidade financeira para conceder reajuste imediato de 4,94% referente à reposição da inflação dos últimos 12 meses.

Confira a seguir o edital de convocação para assembleia geral ou clique aqui e veja.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Diretor-Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná – Senge-PR, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca todos os engenheiros servidores públicos do regime estatutário, inclusive aposentados da Paraná Previdência, representados por esta entidade, associados ou não, para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária da categoria, a ser realizada no dia 6 de junho, na sede do Senge-PR, sito à Rua Marechal Deodoro, 630, 22º andar, Centro Comercial Itália, nesta capital, às 18h e 30min em primeira convocação e às 19h em segunda convocação, com a finalidade de apreciar e deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1 – Greve geral dos trabalhadores, no dia 14 de junho de 2019, contra a Reforma da Previdência e participação das manifestações deste dia;

2 – Deliberar sobre Estado de Greve a partir de 7 de junho e Greve geral dos trabalhadores a partir do dia 14 de junho de 2019, em defesa da aplicação do reajuste salarial da data-base.

Curitiba, 31 de maio de 2019

Carlos Roberto Bittencourt