Atividades de 2015: participação do Senge em negociações cresceu 40% nos últimos anos

26.MAR.2016

O Senge conseguiu ampliar em 40% a representação dos engenheiros em negociações nos últimos três anos. Dos 40 instrumentos coletivos de trabalhados assinados com participação do Senge, cinco foram de convenções coletivas de setores produtivos, 15 foram de acordos específicos de salários com empresas, seis foram para negociar a participações em lucros e resultados e o restante foram de banco de horas e demais reivindicações.

CCT – Convenção Coletiva de Trabalho / ACT – Acordo Coletivo de Trabalho  / BH – Banco de Horas / RJ – Redição de Jornada / PPR/PLR – Programa de Participação de Resultados ou Lucros Resultados
CCT – Convenção Coletiva de Trabalho / ACT – Acordo Coletivo de Trabalho / BH – Banco de Horas / RJ – Redição de Jornada / PPR/PLR – Programa de Participação de Resultados ou Lucros Resultados

Apenas referente às negociações, foram mais de 140 assembleias conduzidas ou com participação da diretoria e assessoria do Senge em 2015, das quais 106 da regional metropolitana, e mais de 730 atendimentos a engenheiros para esclarecimentos de dúvidas quanto aos acordos e convenções.

Relatórios de atividades e financeiro foram aprovados na segunda etapa da Assembleia do Senge, no dia 19 de março. No mesmo dia, o Sindicato realizou a primeira reunião do Conselho Deliberativo do ano.

As informações constam no Relatório de Atividades do Senge de 2015, aprovado pelos engenheiros no último sábado durante a segunda etapa da Assembleia Geral do Senge-PR. No relatório constam também os avanços da entidade no quadro associativo, que apresenta nos últimos seis anos uma taxa anual de crescimento de 14,5%, passando de 82 novos sócios em 2010 para 186 em 2015.

Evolução do quadro associativo de 2010 a 2015 - novos sócios, desligados e jubilados.
Evolução do quadro associativo de 2010 a 2015 – novos sócios, desligados e jubilados.

Os avanços indicados no relatório também estão presentes nas atividades do Senge Jovem, que fechou o ano com 1.185 sócios aspirantes, dos quais 559 da região metropolitana de Curitiba, 229 da regional de Londrina, 128 da regional de Maringá e o restante distribuído pelas demais regionais.

Distribuição dos sócios aspirantes por regional do Senge - 2015
Distribuição dos sócios aspirantes por regional do Senge – 2015

Em distribuição por modalidade de engenharia, a maior parte dos filiados do Senge Jovem se concentram nos cursos de engenharia civil, com 34%, seguido de agronomia, com 23%. Em terceiro lugar vem o curso de engenharia de produção, com 13% do total de sócios do Senge Jovem.

Senge Jovem por modalidade de engenharia - 2015
Senge Jovem por modalidade de engenharia – 2015

Um dos motivos para a destacada participação foram as palestras de dirigentes do Sindicato nas semanas acadêmicas de engenharia de produção em Curitiba e nas regionais. Além desses eventos, o Senge Jovem também foi tema de palestras em mais de 30 eventos estudantis, dentre seminários, congressos e semanas acadêmicas de vários cursos de engenharia em instituições públicas e privadas.

Relatório também contempla as atividades de comemoração aos 80 anos do Senge. Lançamento do livro "Senge Paraná, 80 anos em construção coletiva" marcou o encerramento das atividades.
Relatório também contempla as atividades de comemoração aos 80 anos do Senge. Lançamento do livro “Senge Paraná, 80 anos em construção coletiva” marcou o encerramento das atividades.

Além dos resultados de negociações e do Senge Jovem, o relatório aprovado na assembleia do Senge também abrange as atividades da entidade na promoção do debate de políticas públicas, as atividades do Coletivo de Mulheres do Senge, do setor de atendimento jurídico e de homologações, e das ações do Senge em comunicação e participação de eventos e seminários.

Clique aqui e confira a íntegra do relatório de atividades de 2015 aqui no site do Senge.