Audiência e mesa de conciliação debatem “bolo” do Governo do Paraná em funcionários da Tecpar

Duas mesas ocorrem antes do encontro dos funcionários com a greve

15.MAR.2022

Os funcionários do Tecpar tem quatro “dates” confirmados com a mobilização. Após o ato que cobrou o pagamento dos reajustes atrasados, a categoria tem greve programada para começar em 21 de março. Esse encontro, no entanto, pode ser alterado caso avance outras duas negociações programadas. A primeira delas é uma audiência de conciliação que ocorre nesta quinta-feira (15), na Justiça do Trabalho (TRT-9). O outro compromisso está marcado para o dia 18 de março, às 09h00. Desta vez, o Núcleo de Relações do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, convida os sindicatos para uma mediação.

A agenda de hoje ocorre devido a duas ações judiciais que questionam o não pagamento do reajuste dos funcionários da Tecpar. O Governo do Estado aprovou a reposição salarial, mas deu o “bolo” nos percentuais de 2,5% e 8,9% referentes aos anos de 2020 e 2021. Desta audiência participaram o Siquim, o Senge-PR e o Sindaspp. Devido ao canal de negociações, uma outra reunião ficou marcada para o dia 19 de abril, às 13h40.

Para o “sextou”, o convite partiu do Núcleo de Relações do Trabalho, da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, a partir de solicitação ocorrida pelos sindicatos no último dia 11 de março. Na pauta a reclamação contra o calote: o “descumprimento de Legislação Trabalhista – reajustes salariais pendentes de 4 (quatro) convenções coletivas de trabalho, respectivamente 3%, 5%, 2,5% e 8,9%; igualmente, a correção do vale refeição nesses períodos; também pendente, triênio.

(Matéria atualizada às 15h00)