Audiência Pública sobre privatização da Copel Telecom terá audiência restrita

Questionamentos devem ser encaminhados apenas por e-mail e serão selecionados

Manifesto contra a privatização da Copel Telecom

O Governo do Paraná segue com a sua intenção de privatizar já no ano que vem a sua empresa de banda Larga, Copel Telecom. A decisão já foi referendada pelo Conselho de Administração da Copel (CAD), que aprovou,  por unanimidade, a proposta de a Copel se desfazer da Telecom que é avaliada como a de melhor serviço do país.

Após isso, o Conselho, cujos membros são ou foram ligados aos interesses do mercado e não na população paranaense,  iniciou os preparativos para entregar a empresa ao mercado com  “a abertura de um Virtual Data-Room, envio do processo completo para análise pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná e agendamento e realização de uma audiência pública virtual sobre o Desinvestimento, a ser operacionalizada em conjunto com a B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão.

:: Clique aqui e leia: “Com representantes do mercado financeiro, Conselho da Copel aprova privatização da Copel Telecom”

Esse outro passo foi dado no último dia 7 de agosto. Em comunicado ao mercado, a empresa anunciou que vai realizar uma “audiência pública fechada e com participação restritiva”. De acordo com o aviso, o evento no próximo dia 19 será virtual e a interação só poderá ser feita com perguntas enviadas previamente por e-mail.

“A participação é aberta a todos os interessados, mediante preenchimento do formulário disponível em www.tvb3.com.br. Os interessados poderão encaminhar perguntas por escrito previamente à sessão pública para o endereço eletrônico apddn01.2020@copel.com”, informa.

No entanto, ao clicar no link fornecido no comunicado (em 11 de agosto), ainda não existe a opção de se inscrever para a audiência pública, o que dificulta ainda mais a participação da sociedade, na avaliação de Leandro Grassmann, presidente do Senge-PR.

No dia 11 de agosto a possibilidade de se inscrever para audiência pública virtual ainda não estava disponível

“Temos questionado politicamente, economicamente e juridicamente essa pressa do governo do Paraná em privatizar sua empresa de banda larga ao invés de investir mais nela em busca de novos mercados, como diz estar fazendo, por exemplo, no marco do saneamento. Por que se desfazer de um ativo como esse? É para atender aos interesses do mercado que não consegue competir com a Telecom?”, crítica Grassmann.

Segundo a própria Copel, a Telecom é “a empresa pública mais admirada no Estado, porque é sinônimo de tecnologia e inovação. Internet de alta performance, redes 100% fibra óptica e muitas outras soluções para sua casa e empresa” com presença nos 399 municípios do Paraná. E tudo isso faz da Copel Telecom a internet mais estável e confiável do Brasil”, anuncia.