Cascavel recebe curso sobre proteção de equipamentos contra descargas atmosféricas

20.SET.2018

No dia 11 de outubro, a Regional de Cascavel do CREA-PR receberá o curso Proteção de equipamentos eletrônicos contra descargas atmosféricas, oferecido pela Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas (APEE).

Voltado para profissionais de todas as áreas da engenharia e para o público em geral, o objetivo do curso é apresentar conceitos básicos sobre descargas atmosféricas e as formas de proteção de equipamentos eletrônicos, além de orientar e alertar para as consequências de instalações elétricas que não atendam as normas técnicas.

O curso será ministrado por Fernando Nunes Patrício, ex-diretor do Senge-PR e engenheiro eletricista e de operações em telecomunicações.

Pré-inscrições podem ser feitas através deste link. Associados ao Senge-PR e ao Senge Jovem têm desconto.

Confira mais informações sobre o curso:

DATA E HORÁRIO: 11 de outubro de 2018, das 8h às 18h.

LOCAL: Rua Presidente Bernardes, 2069 – Centro – Cascavel/PR, Auditório do CREA-PR, Regional Cascavel.

PÚBLICO-ALVO: Engenheiros, tecnólogos e técnicos das diversas áreas da engenharia (civil, mecânica, elétrica, etc.) e demais interessados no tema.

CARGA HORÁRIA: 8 horas-aula.

APRESENTAÇÃO E OBJETIVO: Aproximar os profissionais de suas Entidades de Classe, visando mobilizá-los na defesa dos seus interesses e da sociedade. Apresentar os conceitos básicos sobre descargas atmosféricas e formas de proteção dos equipamentos eletrônicos de forma simples e racional. Orientar os profissionais e demais interessados para as consequências de uma instalação elétrica que não atende às normas técnicas.

JUSTIFICATIVA DO CURSO: Além da importância da proteção de vidas humanas, o sistema de proteção contra raios (SPDA/DPS) também se destina a proteger equipamentos elétricos e eletrônicos. Sempre que ocorre uma tempestade atmosférica ou alguma operação na rede de energia elétrica ou nos cabos de comunicação, esses equipamentos estão sujeitos a surtos e transientes, reduzindo sua vida útil ou danificando seus componentes eletrônicos sensíveis e comprometendo seu funcionamento.

PROGRAMAÇÃO:

– Introdução;

– Sobre tensões Transitórias;

– Descargas Atmosféricas;

– Sobretensões Induzidas por Descargas Atmosféricas;

– Níveis de Exposição;

– Suportabilidade;

– Definição de Parâmetros;

– Características Desejáveis do Sistema de Proteção;

– Proteção Contra Sobre tensões em Circuitos de Baixa Tensão;

– Elementos e Dispositivos de Proteção;

– Proteção em Cascata;Técnicas de Instalação dos Protetores;

– Equalização de Potenciais; Resistividade do Solo;

– Impedância de Impulso (alta freqüência);

– Resistência de Terra; Sistema de Pára-Raios;

– Considerações Finais sobre os Sistemas de Proteção;

– Instalações Críticas;

– Resumo das Ações sobre Proteção.

Obs.: O evento será na forma de aula expositiva, com apoio de material multimídia.

INSTRUTOR:

FERNANDO NUNES PATRÍCIO – Aposentado pela TELEPAR/Oi desde 2009, realiza trabalhos voluntários como coordenador de eventos técnicos promovidos pelo SENGE e pela APEE. Atuou na TELEPAR/Brasil Telecom desde 1996 como engenheiro responsável pela especificação de projetos de proteção contra descargas atmosféricas em estações de telecomunicações e na fiscalização de obras de infra-estrutura. Ainda na TELEPAR/Brasil Telecom, organizou cursos de treinamento em conjunto com empresas de consultoria na área de compatibilidade eletromagnéticas e fornecedores de equipamentos, com vistas a mudar os paradigmas de proteção contra surtos e transientes. Participou, durante a década de 90, como voluntário, de atividades relacionadas com a gestão da qualidade, tais como: banca examinadora do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) e grupos de trabalho da TELEPAR, visando implantar ISO 9000 e o Programa de Qualidade Total. De 1978 a 1984, atuou na área de controle de qualidade de produtos de telecomunicações (antenas e multiplex PCM) fabricados em Curitiba e fornecidos para as empresas de telecomunicações vinculadas ao Sistema TELEBRÁS.

TAXA DE INSCRIÇÃO:

– R$ 50,00 para estudantes de engenharia associados como universitários em qualquer Entidade Profissional apoiadora deste evento (limitado a 10 vagas).

– R$100,00 para profissionais associados à APEE ou a qualquer outra Entidade Profissional apoiadora deste evento.

– R$200,00 para profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia.

– R$300,00 para os demais profissionais não pertencentes ao sistema Confea/Crea interessados no tema.

PRÉ-INSCRIÇÃO: Via site do CREA-PR, através deste link.

Obs.: Os dados para pagamento da taxa de inscrição serão fornecidos após a confirmação do curso.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

A APEE entregará o recibo de pagamento da taxa de inscrição durante a realização do curso. A APEE não emite Nota Fiscal pois seu objetivo social é realizar atividades de organização associativa profissional.

Será enviado por e-mail o certificado de participação para todos que assistirem a pelo menos 6 horas-aula, do total das 8 horas-aula do curso.

O curso em pauta só será efetivado caso o número de inscritos cubra as despesas do mesmo. Caso não se viabilize economicamente, ele será adiado ou cancelado, a critério dos organizadores.

A participação neste curso não confere ao profissional acréscimo de atribuições profissionais abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Para mais informações sobre o evento, entrar em contato com:

Engº Fernando Nunes Patrício, patricio@creapr.org.br e (41)9 9646-3649.