Cascavel recebe curso sobre sistemas radiantes

04.JUL.2018

antena1Nos dias 10 e 11 de julho, a Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas (APEE) realizará o curso Antenas e sua essência – conceitos e leis que regem os sistemas radiantes, na Regional de Cascavel do CREA-PR. Voltado para profissionais das áreas da engenharia elétrica, o curso pretende explicar o funcionamento e uso adequado de sistemas radiantes, e a aplicação de suas normas técnicas.

As aulas serão ministradas pelo engenheiro Emílio Abud Filho, mestre em engenharia elétrica pela PUC-RJ. A turma está sujeita a confirmação, mas pré-inscrições podem ser feitas através deste link.

Como entidade parceira da APEE, o Senge oferece desconto para seus associados e para membros do Senge Jovem interessados em participar do curso. Os valores estão discriminados no item “taxa de inscrição”.

Confira abaixo todas as informações sobre o curso:

DATA E HORÁRIO: 10 e 11 de julho de 2018, das 8h às 18h.

LOCAL: Rua Presidente Bernardes, 2069 – Centro – Cascavel/PR, Auditório do CREA-PR, Regional Cascavel.

PÚBLICO-ALVO: Engenheiros, tecnólogos e técnicos das áreas da engenharia elétrica e afins.

CARGA HORÁRIA: 18 horas-aula.

APRESENTAÇÃO E OBJETIVO: Aproximar os profissionais de suas Entidades de Classe, visando mobilizá-los na defesa dos seus interesses e da sociedade. Apresentar os sistemas radiantes de forma simples e racional, seu funcionamento, uso adequado e com a aplicação das normas técnicas pertinentes.

JUSTIFICATIVA DO CURSO: Congregar engenheiros eletricistas ou com titulações afins, com habilitação nas áreas da engenharia elétrica (eletrotécnica, telecomunicações, computação, automação e outras áreas afins), bem como estudantes de quarto e quinto ano do curso de engenharia elétrica e afins.

Abordar os aspectos de concepção, funcionamento, especificação detalhada, tipos, parametrização de projeto, desempenhos típicos, aplicações preferenciais, aspectos mecânicos, materiais, técnicas especiais de fabricação, tolerâncias mecânicas e técnicas de teste e medição das antenas mais usadas nos sistemas de comunicação.

Promover o desenvolvimento tecnológico e científico, em prol da sociedade.

PROGRAMAÇÃO:

– Breve histórico sobre as antenas;

– Características elétricas e mecânicas;

– Eletromagnetismo;

– Antenas filamentares;

– “Arrays” e “phased arrays”;

– Antenas planares;

– Antenas de abertura;

– Técnicas de fabricação;

– Medidas das características elétricas.

INSTRUTOR:

ENGº EMÍLIO ABUD FILHO – Executivo com mais de 30 anos de experiência como Diretor e Vice-Presidente de Operações e de P&D de diversas organizações nacionais e multinacionais, com atuação tanto na indústria de prestação de serviços, como no segmento de empresas fabricantes de bens de capital na área de telecomunicações. É formado pela Escola Politécnica da USP, com especialização na Telecom de Paris, pós-graduado pela UNICAMP, Lead-auditor pela HGB-Stat-a-Matrix, PM pela Project Mentors Washington-DC, MBA pela ESPM e Mestre pela PUC-RJ.

TAXA DE INSCRIÇÃO:

– R$100,00 para estudantes de engenharia associados como universitários em qualquer Entidade Profissional apoiadora deste evento (limitado a 10 vagas).

– R$200,00 para profissionais associados à APEE ou a qualquer outra Entidade Profissional apoiadora deste evento.

– R$300,00 para profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia.

– R$400,00 para os demais profissionais não pertencentes ao sistema Confea/Crea interessados no tema.

PRÉ-INSCRIÇÃO: Via site do CREA-PR, através deste link.

Obs.: Os dados para pagamento da taxa de inscrição serão fornecidos após a confirmação do curso.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

A APEE entregará o recibo de pagamento da taxa de inscrição durante a realização do curso. A APEE não emite Nota Fiscal pois seu objetivo social é realizar atividades de organização associativa profissional.

Será enviado por e-mail o certificado de participação para todos que assistirem a pelo menos 14 horas-aula, do total das 18 horas-aula do curso.

O curso em pauta só será efetivado caso o número de inscritos cubra as despesas do mesmo. Caso não se viabilize economicamente, ele será adiado ou cancelado, a critério dos organizadores.

A participação neste curso não confere ao profissional acréscimo de atribuições profissionais abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Para mais informações sobre o evento, entrar em contato com:

Engº Fernando Nunes Patrício, patricio@creapr.org.br e (41)9 9646-3649.