CEU implementa plano de incêndio pela primeira vez em toda sua história

Casa tinha planos de instalar plano de prevenção contra incêndio na execução da reforma que nunca terminou

Casa do Estudante passa por reformas. Foto: Divulgação
02.MAR.2021

A tradicional Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), maior casa autogerida da América Latina, regularizou oficialmente sua situação junto ao corpo de bombeiros de Curitiba. A instituição estava sob risco de interdição desde 2010. Com a implementação das obras do plano de incêndio foram instalados sensores de fumaça, sinalização, luzes de emergências, hidrantes, enclausuramento das rotas de fugas e outras medidas para garantir que em caso de emergência o prédio possa ser evacuado e que eventuais focos de incêndios sejam rapidamente controlados.

Histórico das obras: a preservação da vida

Essas obras deveriam ter sido realizadas em 2007 pela Prefeitura de Curitiba. Naquele ano, a municipalidade mediou a venda do potencial construtivo da CEU e assinou um convênio se comprometendo a reformar e restaurar o imóvel dos estudantes. O financiamento do restauro seria custeado com o valor do potencial construtivo vendido (dinheiro pertencente aos estudantes), cabendo ao município a responsabilidade pela gestão e fiscalização da obra, porém, após 14 anos a CEU ainda aguardava a finalização da reforma ou a devolução do recurso remanescente que pertence à Fundação. Os estudantes tiveram que recorrer ao Judiciário, por meio de uma Ação Civil Pública, para conseguir os recursos necessários. A ação teve apoio do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE/PR) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (SindARQ/PR).

Um dos arquitetos responsáveis pelas obras, Carlos Ranazi, comenta que “a implementação do plano de emergência contra incêndio e pânico é de extrema relevância. Não apenas pela preservação do patrimônio histórico e cultural, mas principalmente pela preservação da vida. A ausência desses itens básicos foram decisivos para tragédias como o ocorrido na boate Kiss e no Museu Nacional. Com essas obras realizadas até aqui reduzimos significativamente os riscos à vida.”

O  que ainda deve ser feito: ampliação no número de estudantes na ceu

A implementação do plano de incêndio é um marco histórico para a Casa. Entretanto, o atual presidente da CEU é enfático ao afirmar que “a implementação do plano de incêndio é apenas o primeiro passo. Precisaremos ainda resolver problemas de infiltrações, parte elétrica e, principalmente, melhorar a acessibilidade do prédio. Com essas obras, poderemos praticamente dobrar a capacidade de estudantes que moram na CEU. Estamos buscando apoio de ex-moradores e parceiros para viabilizar os próximos passos”, diz o estudante Elimar Kauffmann.

Em 2019, fase de acabamento a reforma do primeiro bloco da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), que está sendo feita pela Prefeitura de Curitiba. 20/10/2009 Foto: Ricardo Almeida/SMCS

Estudantes da CEU pedem apoio de ex-ceuenses para projetos da instituição

A CEU está buscando seus ex-moradores com o objetivo de criar uma rede de apoio aos projetos da entidade. Além da execução do Plano de Incêndio, a CEU está realizando projetos de resgate histórico e ações de apoio à comunidade curitibana. Se você conhece alguém que morou na instituição, é só entrar em contato com a diretoria atual pelo telefone 41 3324-1984 (WhatsApp oficial CEU).