11.set.2019 RSS Senge

Ciclo Nacional de Formação pela Revolução Brasileira em Curitiba

Aula 1 : Dependência, subdesenvolvimento e a Revolução Brasileira

Acontece no Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) um debate sobre a revolução brasileira. A aula inaugural é dada  por Nildo Ouriques, economista da UFSC e presidente do Instituto de Estudos Latino-americanos (Iela-UFSC). Ele discute a dependência, subdesenvolvimento e a Revolução Brasileira no dia 21 de setembro (sábado), às 15 horas. A inscrição é gratuita e pode ser feita clicando aqui. Você também pode confirmar presença no evento por meio de evento no Facebook. Clique aqui para saber mais.

Em sua primeira aula, o ciclo faz uma análise crítica dos três séculos de colonialismo e o processo de independência. A independência política, a formação do estado nacional e a consolidação da dependência econômica. Diferenciação histórica e teórica entre colonialismo e dependência. Importância e limites do conceito de subdesenvolvimento e critica as teorias do desenvolvimentismo como expressão da consciência burguesa na periferia capitalista latino-americana.

Programa:

1. Diferenciação histórica entre colonialismo e dependência.
  2. Importância e limites do conceito de subdesenvolvimento e critica as teorias do desenvolvimentismo como expressão da consciência burguesa na periferia capitalista latino-americana.
  3. A crise terminal do Plano Real e a emergência do capitalismo rentista periférico – A crise do regime político e a Revolução Brasileira.

O ciclo é formado por cursos e minicursos que discutem questões candentes do nosso país, direcionados ao público em geral, especialmente estudantes, docentes, sindicalistas, trabalhadores e movimentos populares. São 4 aulas ao longo de 4 meses. Esta é a 1ª aula em Curitiba.

Programe-se

Ciclo Nacional de Formação pela Revolução Brasileira em Curitiba – Aula 1