Cohab aprova pauta de reivindicações para ACT 23/24

Campanha salarial será unificada entre Senge-PR, Sindiurbano, Sinap-PR e Sindarq-PR

Trabalhadores da Cohab aprovaram pauta de reivindicações para ACT 2023/2024. Foto: Luciana Santos/Senge-PR
09.MAIO.2023

Aconteceu, nesta terça-feira (9), a primeira Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da campanha salarial para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024 dos trabalhadores da Cohab – Companhia de Habitação de Curitiba. A AGE foi realizada no auditório da Companhia, no Centro de Curitiba, em conjunto pelos sindicatos que negociam com a empresa: Senge-PR, Sindiurbano, Sinap-PR e Sindarq-PR. Representando o Senge-PR estavam o presidente da entidade, Leandro Grassmann, e a diretora Edilene Pires da Silva Andreiu.

Os principais pontos de discussão da pauta, que será unificada depois da decisão da Assembleia, foram o reajuste salarial; o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); e o reajuste do vale-alimentação, cuja inflação ainda está acima da oficial. Foram debatidos também a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) no acolhimento de denúncias de assédio moral e sexual; a abrangência do plano de saúde e a flexibilização do intervalo para almoço.

O presidente do Senge-PR, Leandro Grassmann, participou da AGE. Foto: Luciana Santos/Senge-PR

Os trabalhadores da Cohab sofrem com a defasagem salarial há alguns anos já. Os reajustes concedidos pela empresa, mesmo depois de diversas rodadas de negociação, têm ficado abaixo da inflação. Buscando corrigir os salários dos servidores, a campanha salarial deve reivindicar um reajuste correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) + 4%, correspondente às perdas salariais dos últimos anos.

Reivindicação antiga da categoria, o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) voltará para a mesa de negociação. Os sindicatos buscam a criação de uma comissão com representantes dos trabalhadores e da empresa para a revisão, desenvolvimento e estabelecimento de uma estrutura de progressão de carreira e crescimento vertical e horizontal. O presidente do Sindiurbano-PR, Valdir Mestriner, apontou que não há interesse por parte da Companhia em estabelecer o PCCS, portanto a participação dos trabalhadores é essencial: “a gente tem que pressionar, tem que incluir na pauta, tem que conversar com a empresa, mas precisa partir de vocês também”, ressaltou.

A pauta de reivindicações, aprovada com ampla maioria, será agora revisada para incluir as considerações da AGE e encaminhada para a empresa, juntamente com um pedido de abertura de mesa de negociação.