Cohapar atrasa salários dos funcionários

29.NOV.2013

Completa nesta sexta-feira (29) quatro dias de atraso dos salários dos trabalhadores da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Há anos a empresa realizava os pagamentos no dia 25 de cada mês. Agora em novembro, encaminhou um e-mail a seus funcionários anunciando mudança de data para repasse dos salários para o dia 30, conforme é realizado no Estado.

No entanto, a alteração da data é ilegal, uma vez que o dia do pagamento está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho dos trabalhadores. Portanto, a Cohapar não poderia, sem aprovação dos funcionários, mudar o dia de pagamento.

Essa é mais uma demonstração de desrespeito da Cohapar para com seus funcionários, pois, de forma unilateral e ilegal, lesa o trabalhador com a alteração da data de pagamento. Como o repasse dos salários no dia 25 é previsto no Acordo Coletivo dos funcionários e prática usual da Cohapar há anos, os trabalhadores têm toda a programação de pagamentos de suas contas vinculadas a essa data. Além da ilegalidade, isso gera um transtorno ao funcionário”, critica Ulisses Kaniak, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR).

Na próxima semana, o Senge-PR ingressará com ação judicial contra a Cohapar pelo desacato ao Acordo Coletivo. Na ação será solicitada da Justiça antecipação de tutela, para resguardar a garantia do pagamento dos salários nos dias 25 dos próximos meses, além de multa pelo descumprimento do acordo. Caso o pagamento não seja realizado até a data prometida pela Cohapar, os funcionários planejam uma manifestação em frente à empresa na próxima semana.