Coletivo de Mulheres do Senge-PR promove evento para celebrar o Mês Internacional da Mulher

Evento contou com a presença da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT)

Foto: Luciana Santos/Senge-PR
07.MAR.2023

Nesta segunda-feira, 6 de março, o Coletivo de Mulheres do Senge-PR promoveu um evento presencial para celebrar o Mês Internacional da Mulher. Abrindo a semana do dia 8, que marca o Dia Internacional da Mulher, a entidade recebeu a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) e a advogada Gisele Cantergiani de Freitas para uma conversa voltada para a pauta feminina e feminista.

Este foi o primeiro evento presencial realizado pelo Coletivo de Mulheres desde o início da pandemia. As palestras, que foram abertas ao público, tiveram a mediação da engenheira cartógrafa, diretora do Senge-PR e coordenadora do Coletivo de Mulheres, Agatha Branco.

Durante uma hora, a deputada Ana Júlia falou sobre a sua experiência como uma jovem mulher na política. Eleita em 2022 com 51.845 votos, ela afirma que, apesar da popularidade da pauta feminista, ainda há um movimento ativo por parte dos homens de excluir mulheres de debates: “a gente ainda tem uma dificuldade muito grande de colocar mulheres nesse espaço de disputa de poder”.

A deputada também reforçou a importância de uma luta que englobe todos os setores da sociedade: “a política que a gente tem que pensar e exercer é a de combate de desigualdades como um todo”, lembrando que “a representatividade pela representatividade não nos basta”, salientando a necessidade de dar destaque a vozes já envolvidas no ativismo social e abandonar a representatividade de fachada, que não abrange de fato as necessidades da população que diz representar.

Por fim, ela apontou a necessidade de envolver os homens nos debates feministas: “não fomos nós que criamos o patriarcado e não somos nós que mantemos essa estrutura”.

A fala da deputada Ana Júlia foi seguida por uma conversa com a advogada Gisele Cantergiani de Freitas, sócia do escritório Trindade & Arzeno, que trouxe exemplos práticos de como reconhecer e denunciar casos de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e nas universidades. Freitas ressaltou a importância das entidades sindicais neste enfrentamento, que podem orientar e abrir um diálogo com empresas sem expor as trabalhadoras e trabalhadores.

Durante o evento, o Coletivo de Mulheres arrecadou doações de absorventes e produtos de higiene pessoal, que serão, agora, direcionadas para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Estiveram presentes o presidente do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann; o vice-presidente do Senge-PR, engenheiro civil Cicero Martins Junior; as diretoras do Senge-PR e integrantes do Coletivo de Mulheres, engenheira civil Edilene Andreiu e engenheira agrônoma Mary Stela Bischof; e a engenheira agrônoma e inspetora do CREA-PR Jacqueline Teixeira, que representou o presidente do CREA-PR, Ricardo Rocha, no evento.

Agenda parlamentar

Antes do evento, a deputada Ana Júlia Ribeiro participou de uma conversa com o presidente do Senge-PR, Leandro Grassmann; a diretora do Senge-PR e coordenadora do Coletivo de Mulheres, Agatha Branco; diretor do Senge-PR e assessor do CREA-PR , Samir Jorge; engenheira cartógrafa Taciana Achcar Malheiros Vannucci, da ABEC-PR (Associação dos Engenheiros Cartógrafos do Paraná); e a inspetora do CREA-PR, Jacqueline Teixeira.

Na pauta desta conversa estavam as preocupações e reivindicações das engenheiras e engenheiros paranaenses, como a privatização da Copel.

:: Confira abaixo as fotos do evento: