Coletivo Sindical da Copel realiza assembleia para avaliar proposta da empresa

Copelianos têm até quarta-feira (7) para avaliar se rejeitam ou aceitam ACT 2020/2022

Transmissão ao vivo Assembleia da Copel
05.OUT.2020

O Coletivo Sindical Copel e Coletivo Sindical Majoritário Copel (CSMEC), formado por 12 entidades,  fizeram mais uma assembleia virtual para apresentar aos funcionários da empresa a proposta relativa ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2022. Esta segunda etapa foi necessária após a categoria rejeitar a primeira oferta feita pela direção. Por outro lado, após nova rodada de negociação, a Copel manteve a mesma proposta.

A votação também acontece em formato virtual. Ela foi aberta às 18h00 desta segunda-feira no endereço www.copelianos.sindvoto.com.br. A votação foi feita até às 17h00 da quarta-feira (7), com a apuração e divulgação sendo realizada em seguida, em nova transmissão online.

Durante a transmissão, os dirigentes sindicais avaliaram a conjuntura atual e resgataram as negociações com a empresa. Caso seja aprovada a proposta, será encaminhado os trâmites legais. Caso seja negada novamente a proposta pela base, as entidades podem ir de uma paralisação geral à tomada de medidas judiciais. Para os sindicatos, o momento atual não é de partir de judicialização.

A melhor opção é partir para mais uma rodada de negociação com a Copel. Os dirigentes reforçaram que o “Lucro da Copel sobe 360% no segundo trimestre e a  Companhia Paranaense de Energia registrou lucro de R$ 1,61 bilhão, no período”. Reforçaram que a empresa tem conduzido a sua gestão com característica neoliberal, já, inclusive, antecipando lucro aos acionistas. Até agora 40 pontos da pauta já foram fechados, reforçaram entidades.

:: Clique aqui e confira a assembleia virtual

PROPOSTA

A “nova proposta da Copel” é rigorosamente igual à anterior, prevendo a manutenção de 100% do ACT atual, com reajuste dos salários e benefícios em 100% do INPC (exceto auxílio creche – congelado em função de disputa judicial). A única diferença está nos valores do abono, que agora propõe 0,4 remuneração + R$ 4.850,00 em 2020 e 0,2 remuneração + R$ 4.200,00 em 2021.

LUCRO DA COPEL

Se para os funcionários, a empresa apresenta um cenário tímido para o ACT, no Relatório de resultados divulgado ao mercado financeiro, a Copel comemora seus recordes de lucro. A empresa teve crescimento de 360% no segundo trimestre deste ano, em meio a pandemia, totalizando R$ 1,61 bilhão. Segundo a empresa, é “mais um trimestre com resultados sólidos e consistentes”.