CONTRIBUIÇÃO SINDICAL | Contribuir é fazer parte

Senge Paraná
13.FEV.2019

SENGE_CAMP-FILIACAO_POST_07

Dia 28 de fevereiro é o prazo final para que você faça a sua contribuição sindical. Mas, afinal, por que contribuir com o Senge?

O Sindicato dos Engenheiros do Paraná atua em prol dos profissionais engenheiros, geólogos e geógrafos. Com sete sedes regionais e uma estadual, a entidades alcança todo o Paraná. São 83 anos de história, refletidos no reconhecimento institucional e nas conquistas da categoria ao longo das décadas.

Diante da relação desigual entre empregadores e empregados, em que uma das partes detém maior controle e poder de decisão sobre a outra, a principal missão de uma entidade de classe é garantir o diálogo em pé de igualdade e a defesa do trabalhador. Ao contrário do que setores do empresariado disseminaram durante o período anterior à reforma trabalhista, o contexto atual torna os Sindicatos ainda mais necessários.

Desde o início da vigência da reforma trabalhista, no final de 2017, cada negociação de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) passou a ser uma batalha contra a retirada de direitos já adquiridos ao longo da história. Isso porque a nova lei permite que o “negociado” possa valer mais do que o “legislado”, ou seja, as negociações coletivas prevalecem sobre o que está escrito na lei trabalhista, mesmo que seja para pior.

A disparidade de forças entre os empregadores e os trabalhadores continua a mesma, com o agravante de que vivemos sob forte recessão econômica e altos níveis de desemprego. É a ação sindical e a participação da própria categoria que farão frente às tentativas de precarizar e reduzir direitos de quem constrói a riqueza da nação.

A cada ano, o Senge negocia cerca de 50 ACTs em todo o estado, cobra a manutenção e ampliação das conquistas já adquiridas e também pleiteia novas pautas sugeridas pelos sócios. São centenas de reuniões de negociação, com suporte de especialistas das áreas jurídica e econômica.

Somado à defesa cotidiana dos interesses da categoria, o Senge se dedica à fiscalização e cobrança de políticas públicas e de gestão pública para o fortalecimento dos Engenheiros e da Engenharia paranaense. É o caso das ações contra a renovação dos contratos de pedágio; a cobrança pela nomeação de profissionais Engenheiros e de carreira em cargos de gestão do serviço público estadual e municipal, em detrimento de designações meramente políticas; a fiscalização do comprimento do salário mínimo profissional; entre outras inúmeras iniciativas do Sindicato.

E como o Senge se estrutura para alcançar sua missão? A existência do sindicato está sustentada em um tripé. Uma dessas bases é a participação ampla de Engenheiros e engenheiras de todas as áreas e de todas as regiões do Paraná. São 101 diretores e conselheiros, além de 30 profissionais representantes do Senge como conselheiros do Crea-PR. Essa dedicação acontece de forma voluntária e espontânea, sem remuneração a nenhum dos diretores.

O segundo componente é a estrutura profissional especializada nas demandas sindicais. O corpo funcional do Senge é composto pelos setores de Secretaria, Serviços, Negociação, Filiação, Financeiro, Comunicação, Jurídico e Gerencial. Esses profissionais dão aporte para a realização das ações institucionais e garantem aos sócios o oferecimento de 25 convênios e serviços. Os benefícios vão desde a assessoria jurídica gratuita ou com valores reduzidos, aos descontos em planos de saúde e odontológico, passando por vantagens em resorts e pousadas, até bolsas de estudo para cursos de idiomas e de aperfeiçoamento profissional.

Para completar a estrutura sólida da entidade, o terceiro pilar é a participação da categoria nas ações e na preservação do Sindicato. Somado aos outros dois quesitos, o pertencimento dos Engenheiros e Engenheiras com o seu sindicato é indispensável para a continuidade da trajetória da entidade e da efetivação da missão institucional.

Sócio, a partir deste ano a contribuição sindical passa ser facultativa, por isso o Senge não realizará o pagamento da sua taxa. Agora passa a ser uma opção sua. Contribua e fortaleça o seu Sindicato!

>> Acesse aqui a guia para efetivar a Contribuição Sindical

______________________

SÓCIO, FIQUE EM DIA COM A SUA ANUIDADE: Nesta ano o valor para associação ao Senge está 25% menor! Faça o pagamento da anuidade em até 12 parcelas de R$ 34,20 ao mês, no cartão de crédito ou com débito em conta, ou em 4 parcelas por meio de carnê.

AINDA NÃO É FILIADO/A? Acesse agora o site e preencha a sua ficha cadastral. As condições de pagamento são iguais às oferecidas para sócios.

APOSENTADO? A anuidade é reduzida para você! Entre em contato com a gente para consultar as condições de pagamento.

TEM ALGUMA DÚVIDA? Entre em contato conosco:
Fone: (41) 3224.7536
filiacao@senge-pr.org.br
Whatsapp: (41) 99162-2398

Voltar a Notícias