CONTRIBUIÇÃO SINDICAL: o Senge paga esta conta para você!

22.FEV.2018

Quem faz parte do Senge tem uma série de vantagens. Uma delas é ter a Contribuição Sindical paga pelo sindicato. Para as categorias diferenciadas, o valor do imposto sindical pode ser fixado em assembleia do sindicato.

Para 2018, o Senge e seus representados – filiados e não filiados – estabeleceram o valor de R$ 265,48 para quitação até o dia 28 de fevereiro, que corresponde a um dia do salário referente a 8,5 salários-mínimos (com base no salário mínimo vigente em 2018), previsto pela Lei 4.950 A.

Para gerar a guia de contribuição é fácil e rápido. Acesse o site do Senge e digite seu CPF. Se você tiver em nosso cadastro, o restante das informações serão preenchidas automaticamente. Caso contrário, é só preencher com suas informações, e gerar o boleto.

Agora, se você é associado com mensalidade em dia e não é sócio remido, aposentado ou estatutário, o Senge paga essa conta para você. Se você ainda não é associado, filie-se até o dia 26 de fevereiro que o Senge paga a sua contribuição sindical. Ser sindicalizado custa pouco é legal e vale a pena.

A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL CONTINUA SENDO OBRIGATÓRIA?

Antes das mudanças promovidas em 2017, com a “reforma trabalhista” (lei 13.467/17), a contribuição sindical era compulsória e obrigatória a todos os integrantes de uma categoria profissional ou área de atuação. Com a alteração, a contribuição passa a necessitar de autorização prévia dos trabalhadores, conforme preconizam os artigos 578, 579, 582 e 583 da Consolidação das Leis Trabalhistas.

Essa autorização, contudo, pode ser dada de forma coletiva pela categoria, em uma das formas mais legítimas de decisão coletiva, a Assembleia Geral. O que for decidido na votação da Assembleia, atendendo a todos os preceitos e definições previstas em estatuto da entidade, abrange a todos os profissionais da categoria, uma vez que a convocação foi aberta à participação de associados e não associados ao Sindicato.

DEVO PAGAR A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL?

Se você é profissional de engenharia, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ou no Conselho Regional de Química (CRQ) e atua profissionalmente no Paraná e não é filiado ao Senge, deve recolher a contribuição referente ao ano de 2018. Isso porque, conforme indicado na resposta à pergunta anterior, houve a deliberação e aprovação pela categoria em Assembleia Geral aberta à participação de todos os representados pelo Senge.

Com edital de convocação publicado no site do Sindicato e nas edições impressas dos jornais Folha de Londrina e do Tribuna do Paraná no dia 6 de fevereiro, a assembleia foi realizada no dia 9 de fevereiro de 2018, na sede do Senge em Curitiba. O resultado da votação foi amplamente divulgado nos veículos de comunicação do Sindicato e nas edições impressas do jornal Folha de Londrina durante três dias.

COMO FAÇO PARA NÃO PAGAR A CONTRIBUIÇÃO NESTE ANO?

Filie-se ao Senge até o dia 25 de fevereiro que o Sindicato paga a contribuição sindical de 2018 para você. Além disso, na ponta do lápis, as vantagens que você recebe é muito superior à anuidade que você pagará. Acompanhe essa conta:

• Se você é engenheiro do regime CLT e for filiado ao Senge, o Sindicato paga a sua contribuição deste ano, no valor de R$ 265,48.
  • Você terá acesso ao plano de saúde Unimed com preços até 40% mais em conta que na tabela comercial. Em um pacote para um adulto titular com um adulto dependente e mais uma criança o percentual pode alcançar um desconto de R$ 240,00.
  • O Senge oferece uma série de convênios para associados em têm acesso a cursos e especializações com descontos especiais nas mensalidades. Dependendo da instituição de ensino e do curso escolhido, o filiado pode conseguir descontos de mais de R$ 180,00 em mensalidades de pós-graduação de curta e média duração.
  • Teatro, espetáculos e cultura? Associados do Senge têm descontos de 50% no valor de ingressos, e ainda pode participar de sorteios. Indo duas vezes com acompanhante ao teatro, o desconto pode chegar a R$ 100,00.

Coloca aí na calculadora: R$ 265,48 da Contribuição Sindical que o Senge vai pagar + R$ 240,00 do desconto do plano de saúde nas condições do exemplo acima + R$ 180,00 do desconto da pós-graduação + R$ 100 em desconto nas entradas de teatro = R$ 785,48 que você economizou sendo filiado ao Senge. Reduzindo o valor da anuidade, de R$ 500,64, na prática, você deixou de gastar R$ 284,84.

E essa vantagem pode ser ainda maior, isso porque além de todas essas vantagens que você viu acima, filiados ainda têm acesso a atendimento jurídico especializado gratuito e honorários judiciais reduzidos; têm plano odontológico mais em conta; acesso a cursos de idiomas com descontos especiais; e ainda ajuda a garantir a participação do Sindicato nas negociações salariais, mantendo direitos e ampliando conquistas nos acordos e convenções coletivas de trabalho.

E SE EU NÃO PAGAR A CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, O QUE ACONTECE?

Conforme deliberado na Assembleia Geral da categoria, o engenheiro que atua profissionalmente no regime celetista e que não recolher a contribuição sindical, por meio da guia que pode ser emitida pelo site do Senge, terá valor descontado na folha de março equivalente a um dia de trabalho, independente do valor do salário.

Se você é engenheiro com carteira registrada, evite o desconto do dia de salário entrando no site do Senge, emitindo a guia da contribuição sindical, recolhendo o valor do boleto e apresentando no Recursos Humanos da sua empresa o comprovante pago.

O valor da contribuição sindical definido na assembleia da categoria tem por base o Salário Mínimo Profissional (SMP). Com isso, caso seu salário seja superior ao piso profissional, o valor equivalente a um dia de salário será maior que o da guia no site do Sindicato.