Copel deve comprar ações ao invés de desvalorizar a empresa, afirma deputado

Mesmo com aumento do lucro, papéis da empresa operam em queda em 2021

Foto: Orlando Kisnner/Alep
10.FEV.2021

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) usou seu tempo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para criticar a opção do Governo do Paraná de vender suas ações da Copel e ir perdendo o controle da empresa de energia. Desde o anúncio, as ações da empresa tem operado em baixa mesmo após bater recorde de lucro em 2020. Para o parlamentar, o governador Ratinho Junior (PSD) e a própria empresa poderiam aproveitar o momento para comprar suas ações e aumentar o controle sobre os rumos tarifários e investimentos da estatal de energia.

Para o Soldado Fruet, o Governo do Paraná erra ao vender suas ações ordinárias. Atualmente o estado tem 58,6% das ações ordinárias e o estado quer abrir mão de 7%. O deputado estranhou que o estado queira vender ações no mesmo momento em que o BNDES quer se desfazer de todas as suas ações, ou seja, 26,4%. A União, por meio do BNDESPAR é o segundo maior acionista da Copel. Sócio fundamental para definir as políticas tarifárias e de pagamento de lucro aos acionistas.

Ao invés de vender as ações do povo paranaense, o governador Ratinho Junior poderia comprar pelo menos 7% das ações do BNDES, subindo seu controle para 65%. A Copel conta com R$ 4 bilhões em caixa. Para Fruet, se o estado está com as contas em dia, “pra quê se desfazer da lucrativa estatal”?

A notícia de que o Governo do Paraná venderia suas ações afetou os papéis da Copel na Bolsa de Valores. A Ágora Investimentos passou a recomendar a venda de ações da Copel e da Sanepar após a informação de que o governo esperava arrecadar R$ 2,8 bilhões. Há um mês, em 11 de janeiro, o preço estabelecido das ações estava em 75 reais.

Para a XP Investimentos, o anúncio do governo “contrasta em muito com a independência que a gestão da Copel vem tendo desde 2019 para conduzir um dos melhores processos de melhorias operacionais da história da companhia e acreditamos que pode acarretar em um risco de governança”.

Atualmente, as ações da Copel operam em baixa, em R$ 66,5, o que está abaixo do valor estimado pelo governo. As ações já caíram 11,26% em 2021 e 7,45% nas últimas 52 semanas. O lucro líquido foi de R$ 3,88 bilhões.