Copel não notifica mercado sobre medidas de segurança no combate ao Covid-19

Determinações judiciais causaram impacto direto no funcionamento da empresa e devem ser informadas aos acionistas

Foto: Rodrigo Felix Leal/ANPr
08.ABR.2020

Nesta quarta-feira (8), o Senge-PR apresentou denuncia contra a Copel à Comissão de Valores Mobiliários. A empresa, que precisou ser obrigada judicialmente a proteger seus trabalhadores contra o Covid-19, não comunicou aos seus investidores a determinação de suspensão de parte de suas atividades.

Medidas determinadas pela Justiça do Trabalho estabeleceram normas trabalhistas mais rígidas para proteger os funcionários do risco de contágio do Covid-19, e causaram impacto direto no funcionamento da empresa, ao passo em que houve determinação expressa de suspensão das atividades de corte de energia.

As determinações judiciais também impuseram uma série de obrigações, tais como estabelecimento de escalas diferenciadas aos empregados, obrigatoriedade de fornecimento de equipamentos para realização de trabalho remoto, e a suspensão propriamente dita de atividades não essenciais.

Estas decisões, proferidas tanto pela 2ª Vara do Trabalho de Curitiba, quando pela Seção Especializada do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, que mantiveram a liminar, deveriam ter sido comunicadas ao mercado, pois envolvem os ativos do fundo e que são do interesse dos cotistas, diligência esta que não foi cumprida pela Copel, em descumprimento dos deveres que sociedades anônimas têm para com seus acionistas.

Participe das eleições do Senge-PR nos dias 14, 15 e 16 abril

As eleições do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) acontecem nos dias 14, 15 e 16 de abril. Os associados votam para eleger a Diretoria Colegiada e o Conselho Fiscal. Os associados do interior ainda votam para definir a Diretoria Regional de sua localidade. O Senge-PR tem sete regionais. A nova direção ficará no comando do Sindicato e das regionais na gestão que compreende o triênio 2020/2023. Em virtude da pandemia, a votação acontecerá eletronicamente, pelo sistema do CREA-PR. É fundamental que os associados atualizem seus dados e participem para atingir o maior quórum possível. Clique aqui e conheça as candidaturas.