CPI da Linha Verde precisa de três assinaturas

Prefeitura de Curitiba explicou situação das obras paralisadas

Linha Verde Norte. Foto: Pedro Ribas/SMCS
21.MAR.2022

Os vereadores de Curitiba receberam representantes do IPPUC para falarem da demora na conclusão das obras na Linha Verde de Curitiba. Na Câmara Municipal, os representantes do prefeito Rafael Greca ouviram queixas da população em relação à execução e a falta de serviços como transporte público. A audiência pública, no entanto, não convenceu parcela dos legisladores que assinaram um pedido de CPI da Linha Verde.

Um desses vereadores é o Professor Euler (PSD). Para ele, das suas 12 perguntas feitas, 6 não foram respondidas, 4 tiveram respostas parciais e apenas duas foram satisfatórias. Euler é um dos 10 vereadores que assinam o pedido de CPI. São necessários 13 para instalar a comissão parlamentar de inquérito. Faltam, portanto, 3 assinaturas.

O pedido destaca que Relatório do TCU apontou necessidades de diferentes atualizações do Projeto Executivo, realização de aditivos para suprir quantitativos e serviços não previstos inicialmente, quantitativos de serviços incompatíveis com os obtidos em memória de cálculo e utilização de serviços menos econômicos ou tecnicamente menos recomendáveis para o porte da obra.

A proposição ainda alerta que a Prefeitura de Curitiba “rescindiu unilateralmente os contratos dos lotes 3.1, 3.2 e 4.1 da Linha Verde Norte com a empresa Terpasul. A rescisão do lote 4.1, contudo, ocorreu antes de a referida empresa responder à PMC, estando ainda dentro do prazo previsto para resposta”.

“Investigação em manutenção”

O primeiro pedido de CPI ocorreu em 2019 e também foi feito por Euler. De lá para cá, as explicações também são um “canteiro de dúvidas sem conclusão”. Por isso o pedido foi refeito. “Passados mais de 2 anos, boa parte das perguntas listadas continuam sem respostas e novas perguntas surgem a cada dia. Vale ainda ressaltar que estas perguntas referem-se apenas aos últimos anos das obras da Linha Verde”, diz o pedido.

Em audiência pública na Câmara Municipal, por outro lado, a gestão municipal disse que as obras da Linha Verde devem ser retomadas em julho. Um novo edital está sob a análise da Procuradoria-Geral do Município e deve ser publicado nas próximas semanas. A previsão é realizar o certame presencial no mês de abril. “Temos a expectativa de que ainda em julho deste ano teremos o retorno das obras do Atuba”, afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues. O secretário também defendeu que mais de 80% das obras da Linha Verde já foram entregues.