CREA-PR apresenta última proposta e sindicato convoca assembleia

30.MAIO.2019

crea-proposta (1)O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) apresentou o que considera ser a sua última proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020. O documento foi entregue ao Senge-PR e ao Sindifisc-PR após as entidades se reunirem com o Conselho e apresentarem o resultado de uma pesquisa que explicava os motivos da recusa de outras duas propostas. Agora, a categoria analisa os pontos em uma nova assembleia que ocorre no dia 4 de junho, a partir das 11h00. Neste mesmo dia se inicia a votação via processo eletrônico.

No novo texto, após a apresentação da pesquisa, o CREA-PR aceitou a mudança em duas cláusulas. A primeira delas aceita o pagamento da gratificação de R$ 1,5 mil proporcional ao tempo de trabalho no prazo do respectivo ACT, conforme foi solicitado na pauta de reivindicações da categoria. A primeiras proposta do Conselho havia sido R$ 1,250 mil. Já a segunda atingiu R$ 1,350 mil. O valor cheio é considerado uma conquista dos trabalhadores. Na consulta realizada entre os dias 20 e 24 de maio, 73,6% dos engenheiros e demais funcionários já haviam considerado aceitável e boa a proposta para fechar o acordo.

O Conselho também reviu sua proposta com relação às ausências legais. O item apontava alteração dos itens “a” e “b”, restringindo a apenas 2 dias de APIP. Nesse ponto, 69,6% dos entrevistados consideraram negativa a alteração. Agora, o CREA-PR oferece 4 dias de APIP atrelados à premiação do Programa de Desafios e Méritos.

Além dessas mudanças, ficam mantidas a correção salarial em 4,67% + R$ 75 de ganho real e mesmo índice na correção de benefícios, auxílio transporte no valor de R$ 175,00, fixação de 22 dias por mês para o pagamento do VA e VR, e reajuste de 10% no valor do Tecnoprev, entre outros.

Ponto polêmico no acordo, o Conselho justifica que o congelamento do anuênio é uma imposição do Tribunal de Contas da União.

Assembleia e votação

A assembleia Geral Extraordinária da categoria acontece no dia 4 de junho de 2019, às 11h em primeira convocação e 11h30 em segunda convocação, na sede do CREA-PR, Rua Drº Zamenhof, nº 35, Bairro Alto da Glória. Após a Assembleia se inicia o processo de votação eletrônica pelo sistema do CREA-PR, entre às 13h do dia 04 de junho e às 12h do dia 05 de junho, conforme o edital (clique aqui e veja).