Crianças assentadas assistem espetáculo no Teatro Positivo

Iniciativa da Série Diálogos busca democratizar o acesso à cultura

Foto: Pixabay
Comunicação
04.NOV.2021

Uma troca de experiências para mostrar que novas alternativas de mundo são possíveis. É isto que vai acontecer no próximo dia 13 de novembro, quando crianças do MST vão trocar experiências com artistas internacionais no assentamento da Lapa e, posteriormente, vão assistir a um show gratuito no Teatro Positivo. A iniciativa é organizada pela Série Diálogos, música, cultura e democracia, em parceria com o INSTITUTO RES PUBLICA, com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, da Positivo e do Senge-PR.

A criançada do MST vai receber os artistas Rafael Cesário, violoncelista, professor no Instituto Baccarelli – SP, integra o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Angelo Martins, violinista, atualmente se apresenta como Spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná, e Pedro Gadelha, contrabaixo solista da OSESP, depois de vários anos na Alemanha como membro da Ópera de Frankfurt. Mais tarde elas irão conferir o “Concertos musicais, Didático com as crianças do Assentamento do Contestado e Masterclasses com estudantes de música de Curitiba e região”.

Segundo os organizadores, a iniciativa visa democratizar o acesso à cultura, possibilitando o contato de músicos de renome internacional com a comunidade, com a ida até à Lapa e a realização de aulas com estudantes de música de Curitiba.

“(Buscamos) a popularização desse espaço tido por muitos como de elite, qual seja, o ambiente da música clássica, com o transporte dos assentados da Lapa, bem como de moradores das Ocupações populares Nova Esperança, Vila Formosa e Tatuquara ao Teatro Positivo para um dos concertos”.

::. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita clicando neste link

 Já para o presidente do Senge-PR, Leandro Grassmann, a oportunidade serve tanto para aproximar realidades como para surgir novos talentos. “Essas crianças convivem diariamente com a transformação e uma forma diferente de enxergar o mundo. Este encontro pode possibilitar o surgimento de um novo talento que pode conseguir misturar suas influências com os aprendizados da música erudita”, vislumbra Grassman.

Voltar a Notícias