Curitiba recebe workshop gratuito sobre operação de usinas de energia fotovoltaica

Senge Paraná
26.SET.2019

Na próxima quarta-feira (2), o auditório do Senge-PR recebe, das 14h às 16h, o workshop “Dimensionamento e Gestão de Operação de Usinas de Energia Fotovoltaica de Geração Distribuída”, promovido pela Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas (APEE), com realização da Solar Plus Brasil e apoio do Senge-PR e do Crea-PR.

Voltado para engenheiros, tecnólogos, técnicos, professores, estudantes e para quem tenha interesse em conhecer o que é um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, o evento é gratuito, e fornecerá certificado de participação.

A formação será ministrada pelo engenheiro eletricista Sydney Ipiranga Junior, formado pela Universidade de Fortaleza, pós-graduado em Gestão de Energia pela ISITEC/AHK, Conselheiro da Câmara de Engenharia Elétrica CREA/CE, Conselheiro da ABESCO – Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia, membro do GBC – Green Building Council, membro da ASHRAE – The American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers. Membro da AEE – Association of Energy Engineers, especialista em energia solar fotovoltaica.

Inscrições devem ser feitas no site do Crea-PR, através deste link.

Confira abaixo todas as informações sobre o workshop:

LOCAL

AUDITÓRIO DO SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO PARANÁ – SENGE-PR

Centro Comercial Itália – Rua Mal. Deodoro, 630 – Sala 2201 – Centro, Curitiba – PR

CEP: 80010-010

DATA

02 de outubro de 2019, das 14h00 às 16h00

APRESENTAÇÃO E OBJETIVO DO WORKSHOP

A constante sofisticação, a economia de escala e o custo da energia solar fotovoltaica que está baixando gradualmente desde o início do seu desenvolvimento, está aumentando a eficiência e conseguindo que o seu custo médio de geração elétrica seja competitivo com as fontes de energia convencionais num crescente número de regiões geográficas. A energia fotovoltaica converteu-se na terceira fonte de energia renovável mais importante em termos de capacidade instalada a nível global, após as hidroelétricas e as eólicas.

O objetivo deste workshop é realizar um dimensionamento de uma usina de geração distribuída usando ferramentas online disponíveis de forma gratuita, além de gerenciar a usina solar após a instalação, através de painel de indicadores de desempenho.

JUSTIFICATIVA DO WORKSHOP

Congregar os profissionais da área da engenharia elétrica, com habilitação nas áreas de eletrotécnica, telecomunicações, computação, automação e outras áreas afins, bem como estudantes dos cursos de engenharia, tecnologia e técnico, promovendo o desenvolvimento tecnológico e científico e a defesa dos interesses dos profissionais.

PÚBLICO ALVO

Este evento destina-se aos engenheiros, tecnólogos, técnicos, professores, estudantes e para quem tenha interesse em conhecer o que é um sistema de geração de energia solar fotovoltaica.

PROGRAMAÇÃO

Workshop sobre dimensionamento e gestão de operação de usinas de energia fotovoltaica de geração distribuída.

CARGA HORÁRIA

2 HORAS-AULA

INSTRUTOR

ENGº SYDNEY IPIRANGA JUNIOR

Engenheiro eletricista formado pela Universidade de Fortaleza – Pós-graduado em Gestão de Energia pela ISITEC/AHK, Conselheiro Câmara de Engenharia Elétrica CREA/CE, Conselheiro da ABESCO – Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia, membro do GBC – Green Building Council, membro da ASHRAE – The American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers. Membro da AEE – Association of Energy Engineers. Participou da elaboração de diversos projetos fotovoltaicos. Especialista em energia solar fotovoltaica. Ministrou cursos básicos e avançados de energia solar fotovoltaica em várias instituições.

TAXA DE INSCRIÇÃO

EVENTO GRATUITO

INSCRIÇÕES

PELO SITE DO CREA-PR

INFORMAÇÕES GERAIS

1. Será fornecido certificado de participação

2. A participação neste workshop não confere ao profissional acréscimo de atribuições profissionais abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA.

3. A qualidade do conteúdo oferecido neste curso é de inteira responsabilidade do Instrutor.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO ENTRAR EM CONTATO COM

Engº Sydney: solarplusbrasil@gmail.com – (85) 98878-9274

Engº Patrício: patricio@creapr.org.br – Móvel / WhatsApp: (41) 99646-3649

RODAPE-SENGE-01

Voltar a Notícias