Data-Base: FES reivindica política de Estado de reposição salarial

Representantes do Fórum das Entidades Sindicais se reuniram com o líder do governo na Assembleia Legislativa

11.MAIO.2023

O Fórum das Entidades Sindicais (FES) promoveu duas atividades nesta quarta-feira, 10, sobre a Data-Base. Pela manhã, representantes do FES se reuniram com o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, e com o diretor geral da Casa Civil, Luciano Borges.

Borges informou que não há previsão de revisão do índice anunciado pelo governador para a Data-Base, ou seja, em junho o governo deve enviar à Alep projeto de lei concedendo a reposição da inflação de 2022, 5,79%.

A contraposição dos sindicalistas é de que o Estado deve ao funcionalismo público do Poder Executivo do Paraná 42% de reposição, pois desde 2016 não há reajuste integral da inflação nos salários. Dirigentes do FES reivindicaram que o governo apresente o Projeto de Lei para pagamento da Data-Base às lideranças sindicais antes de enviar para a Alep a proposta, abrindo uma mesa de diálogo para negociações com trabalhadoras(es), principais interessadas(os).

Borges disse que a prioridade do governo é a reestruturação das carreiras e deve apresentar estudos para isso no prazo de três semanas.

Os dirigentes do FES argumentaram que a reestruturação das carreiras deve ser discutida, mas não substitui a implementação de uma política de Estado para estancar o aumento da defasagem salarial e um planejamento para pagamento dos retroativos.

Plenária

Durante plenária realizada à tarde, com participação de sindicatos de todas as regiões do Paraná, ficou definido que o FES vai promover uma Audiência Pública e convidar o governo para debater a Data-Base em um dia de mobilização do funcionalismo em Curitiba.

Da mesma forma, os dirigentes sindicais devem fazer um esforço de comunicação e esclarecimento às categorias de servidoras(es) sobre as estratégias do governo em relação à data-base e avaliar no horizonte formas de pressão por direitos.

Fonte: FES Paraná