Decreto do governo cria restrições para o funcionalismo

Idosos, gestantes e servidores estão encontrando dificuldade para validar sindicalização

Foto: Rodrigo Félix Leal
29.JAN.2020

Imagine que você está no oitavo mês de gestação e o governo do estado obrigue você a optar se faz um exame pré-natal ou entrega a ficha impressa do recadastramento de sua sindicalização para não perder o plano de saúde que vai garantir a assistência ao seu bebê. Foi essa a “escolha” que o Decreto nº 3808/2020 “deu” aos servidores civis e militares estaduais, ativos e inativos, bem como os pensionistas de geradores de pensão dos Órgãos da Administração Direta, Autárquica e de Regime Especial do Poder Executivo.  O texto definiu que se o recadastramento não for feito entre 10 de janeiro a 10 de fevereiro, o desconto em folha de pagamento em benefício de sindicatos e associações não será promovido. Com isso, sindicalizados se tornam inadimplentes e podem perder, em muitos casos, seguro de saúde, vida e outras assistências. O decreto foi parar no Ministério Público do Trabalho do Paraná e o governo admitiu erros no procedimento. Mesmo assim, as restrições estão mantidas.

Um desses erros no processo é obrigar que a revalidação seja feita eletronicamente no site  do PRconsig, quando a pessoa deve estar “munida de login e senha pessoais e intransferíveis. Após assinalar os descontos que deseja manter autorizados, ele deverá imprimir o extrato de validação em duas vias, assinar e entregar na unidade de RH”. Os obstáculos são ainda maiores para quem mora no interior do estado. Em muitas cidades, o governo do estado criou um calendário onde um funcionário dos recursos humanos ficaria a disposição em curto período para receber as fichas com a autorização que já foi preenchida online. Quem perde o prazo é obrigado a se deslocar à Curitiba para entregar as vias, uma vez que é proibido a outra pessoa entregar a documentação.

Governo deu apenas um mês para o revalida. MPT pede um ano. Gestão alega se basear na lei de proteção de dados

Este é o caso da futura mãe servidora pública que mora a mais de 700 quilômetros da capital. Embora ela tenha restrições para viagens, o governo de Ratinho Junior não oferece outra opção a ela. A dificuldade é criticada pela advogada Andrea Arruda Vaz. Em reunião com o MPT, ela expôs o caso ao procurador e à Corregedoria Geral do Estado. Andrea Arruda disse que no cronograma criado pelo governo, muitos policiais não puderam comparecer ao local indicado para entregar a papelada porque estavam de plantão e não podiam “abandonar” a delegacia.

“A GESTANTE ARGUMENTOU QUE NÃO PODERIA SE DESLOCAR E TEMIA PERDER O PLANO DE SAÚDE. RESPONDERAM A ELA QUE SENTIAM MUITO, MAS VAI PERDER O DESCONTO, POIS NÃO PODEMOS TE AJUDAR”, RELATOU A ADVOGADA.

Este não é o único caso em que o governo do estado dificulta a entrega de documentos. Os sindicatos se queixam que muitos aposentados e servidores inativos não têm condições de entregar pessoalmente a documentação. Alguns sequer tem e-mail e senha no PRConsig. Nestes casos, eles são obrigados a irem ao Paraná Previdência, realizar o cadastro inicial. Em seguida devem preencher a revalidação, imprimir e entregar pessoalmente.

Estatuto do Idoso
As restrições impostas pelo governo de Ratinho Junior (PSD) ferem diversos artigos do Estatuto do Idoso. A lei 10.741/2013, em seu artigo segundo, estabelece que o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-se lhe todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental.

Prática Antissindical
Embora o governo do estado tenha admitido falhas no processo de revalidação durante reunião com o MPT e entidades (veja matéria abaixo), ele ainda não marcou uma nova data para a prorrogação do recadastramento. O procurador  do trabalho, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, sugeriu que o prazo fosse ampliado por 12 meses. As entidades querem sua revogação. Eles denunciam que o governo do estado estaria manipulando os servidores a optarem por não renovar o desconto mensal.

Formulário do governo induz servidores a negarem desconto em folha

A reportagem teve acesso a um formulário disponível no site PRConsig em que o “não autorizo” já está previamente marcado, induzindo o servidor a assinalar o campo ou, em caso de erro, confirmar que não quer desconto em folha. A denúncia será levada à justiça.