Diretora do Senge-PR tem conto escolhido para coletânea infantil do Sesc-PR

O conto "Meninos, meninas, pirambebas e a bola" é de autoria de Maria Wanda de Alencar Ramos

Foto: Pixabay

Fontes: Correio do Litoral e Portal da Cidade

O Sesc PR selecionou dez textos que vão compor a oitava edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis – obra que será lançada em agosto deste ano, durante a 42ª Semana Literária Sesc PR & Feira do Livro.

Uma das autoras escolhidas é Maria Wanda de Alencar Ramos, moradora de Guaratuba, Maria Wanda é engenheira agrônoma, poeta popular, diretora do Instituto Canto do Caiçara (ICAC) e também, diretora do Sindicato dos Engenheiros e Engenheiras do Estado do Paraná (Senge/PR).

Seu conto é intitulado: Meninos, meninas, pirambebas e a bola.

A seleção de contos voltados à infância procura evidenciar a relação dos paranaenses com os elementos culturais próprios do Paraná, fomentando a produção literária estadual.

Segundo Maria Wanda, o conto trata da relação das crianças com a natureza e da inter-relação entre elas próprias.

O conto é narrado a partir de uma história real, explorando as paisagens paranaenses, em que para as crianças a natureza não é algo externo a elas, são extensões de suas vidas e de seus corpos. O território, a lagoa onde desfrutam os finais de semana, constituem o universo onde partilham as brincadeiras e suas existências. Do mesmo modo, meninos e meninas jogam bola, não há uma distinção de papéis, em razão do gênero apresentado na dicotomia homem  x mulher, ou menino x menina, marcando a superioridade do primeiro elemento. 

 O conto nos inspira a repensar novas relações entre nós, e de nós mesmos com a natureza, num espaço do lúdico, da leveza e da sutileza, em suma: trata-se do devir, do amanhã, do universo e das esperanças de crianças e adultos.O mais, é só lendo no lançamento da Coletânea em agosto, na programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro.

Voltar a Notícias