Dirigentes do Senge participam de Curso de Formação Sindical em Campo Mourão

13.NOV.2017

Diretores do Senge das Regionais de Campo Mourão, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu estiveram reunidos para um Curso de Formação Sindical em Campo Mourão, no sábado (11). Além dos dirigentes, integrantes do Senge Jovem e funcionárias das Regionais também participaram do encontro, que teve um total de 24 pessoas presentes.

>> Clique aqui para ver todas as fotos do encontro

DSC04399

Idealizado e organizado pela Região Campo Mourão, o encontro abordou origem do sindicalismo, a estrutura e modelo sindical brasileiro. Os assessores foram os engenheiros Manoel Genildo Pequeno e Eduardo Augustinho, atualmente diretores na Regional de Maringá e com histórico de participação em Campo Mourão, e Gilson Garcia, diretor-geral da Regional de Foz do Iguaçu. Além das exposições dos assessores, a metodologia do encontro teve trabalhos em grupos, para análise do texto sugerido pela assessoria.

DSC04430

Na avaliação da diretoria de Campo Mourão, o saldo do curso foi positivo, em especial por ter reunido diretores de diversas regionais do estado. “Esse encontro é apenas o primeiro passo de uma proposta de formação contínua que pretendemos construir em conjunto com as demais regionais”, ressaltou a diretora-geral da Regional de Campo Mourão, a engenheira agrônoma Losani Perotti.

DSC04423

A intenção da regional é continuar os encontros de formação ao longo de 2018, para fortalecer o entendimento de quem está à frente do Sindicato sobre a sua importância e a responsabilidade diante dos ataques contínuos que os trabalhadores estão sofrendo, pela ação dos governos atuais. “Fazer uma leitura clara da situação em que estamos inseridos, e do nosso papel enquanto sindicato, é fundamental para que tenhamos a capacidade de resistir, avançar e mobilizar cada vez mais engenheiros para essa luta”, conclui a engenheira agrônoma.

DSC04421

Entre os assuntos a serem tratados na continuidade da formação está o trabalho intelectual, do ponto de vista da leitura e da escrita; a conceitos básicos das ciências sociais; concepções do sindicalismo; o mercado de trabalho na engenharia e políticas públicas ligadas ao setor. Também têm sido planejadas ações com foco nos estudantes da engenharia, por meio do Senge Jovem.

DSC04426