13.nov.2017 RSS Senge

Dirigentes do Senge participam de Curso de Formação Sindical em Campo Mourão

Ao todo, 24 pessoas participaram do encontro, realizado no sábado (11)

Diretores do Senge das Regionais de Campo Mourão, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu estiveram reunidos para um Curso de Formação Sindical em Campo Mourão, no sábado (11). Além dos dirigentes, integrantes do Senge Jovem e funcionárias das Regionais também participaram do encontro, que teve um total de 24 pessoas presentes.

>> Clique aqui para ver todas as fotos do encontro

DSC04399

Idealizado e organizado pela Região Campo Mourão, o encontro abordou origem do sindicalismo, a estrutura e modelo sindical brasileiro. Os assessores foram os engenheiros Manoel Genildo Pequeno e Eduardo Augustinho, atualmente diretores na Regional de Maringá e com histórico de participação em Campo Mourão, e Gilson Garcia, diretor-geral da Regional de Foz do Iguaçu. Além das exposições dos assessores, a metodologia do encontro teve trabalhos em grupos, para análise do texto sugerido pela assessoria.

DSC04430

Na avaliação da diretoria de Campo Mourão, o saldo do curso foi positivo, em especial por ter reunido diretores de diversas regionais do estado. “Esse encontro é apenas o primeiro passo de uma proposta de formação contínua que pretendemos construir em conjunto com as demais regionais”, ressaltou a diretora-geral da Regional de Campo Mourão, a engenheira agrônoma Losani Perotti.

DSC04423

A intenção da regional é continuar os encontros de formação ao longo de 2018, para fortalecer o entendimento de quem está à frente do Sindicato sobre a sua importância e a responsabilidade diante dos ataques contínuos que os trabalhadores estão sofrendo, pela ação dos governos atuais. “Fazer uma leitura clara da situação em que estamos inseridos, e do nosso papel enquanto sindicato, é fundamental para que tenhamos a capacidade de resistir, avançar e mobilizar cada vez mais engenheiros para essa luta”, conclui a engenheira agrônoma.

DSC04421

Entre os assuntos a serem tratados na continuidade da formação está o trabalho intelectual, do ponto de vista da leitura e da escrita; a conceitos básicos das ciências sociais; concepções do sindicalismo; o mercado de trabalho na engenharia e políticas públicas ligadas ao setor. Também têm sido planejadas ações com foco nos estudantes da engenharia, por meio do Senge Jovem.

DSC04426