DO COMPASSO AO SHARE

Senge-PR chega a 87 anos antenado com as mudanças tecnológicas e trabalhistas

Livro conta história de oito décadas da entidade
06.ABR.2022

O Senge-PR está entre os sindicatos mais antigos do estado. Fundado em 6 de abril de 1935, a entidade presenciou guerras, Ditadura Militar, Diretas Já, Constituição Federal, eleições presidenciais, reformas, avanços e retrocessos. Mais do que tudo isso, participou intensamente desses momentos, sempre levando mensagem de fraternidade, justiça social e desenvolvimento para a sociedade paranaense e brasileira.

No dia 6 de abril de 2022, a entidade completa 87 anos em um período de muitas mudanças e desafios. De um lado, a crise social e econômica como projeto político e de poder que promoveu reformas trabalhistas, da previdência e privatizações que retiraram direitos dos brasileiros e diminuíram sua renda; do outro, uma pandemia de Covid-19 que obriga todos a mudarem suas relações pessoais e no mundo do trabalho. No meio, a entidade sempre disposta a superar as adversidades lançando mão do conhecimento e da ciência como pilares do debate, e das novas tecnologias como instrumentos de disseminação da informação.

O Senge-PR – como a engenharia – não para. Inova, busca pensar “fora da caixinha”. Promove a inclusão, estimula o debate, questiona as injustiças, acolhe os menos favorecidos. E se renova a cada ano, a cada gestão, por gerações, sempre mantendo o compromisso de estimular o desenvolvimento cultural e profissional, defender a ciência, a pesquisa, a soberania nacional e o aprimoramento da democracia.