Dossiê: Leilão da Copel Telecom vai trazer prejuízo ao Paraná

Transmissão ao vivo no dia 28 aponta problemas no processo

22.OUT.2020

O Fórum Contra a Venda das Estatais, o Senge-PR e o DIEESE-PR vão fazer uma transmissão ao vivo na no dia 28 de outubro para contestar o leilão da Copel Telecom, empresa de banda larga que pertence ao povo paranaense. A privataria está marcada para 9 de novembro e sequer precisa do aval da Assembleia Legislativa do Paraná para acontecer.

Com lance inicial de R$ 1,4 bilhão, a Copel Telecom já investiu mais de R$ 1,7 bilhão em 10 anos. Mostrando que o valor de venda é baixo e prejudicial aos interesses dos paranaenses. O Governo do Estado diz que a privatização é necessária para que a Copel possa investir em um só segmento. Mas os relatórios da empresa mostram forte investimento e lucro na última década, como mostra o estudo técnico do DIEESE.

Na live, as entidades pretendem mostrar que “a privatização da Copel Telecom pode resultar somente em mais dividendos para os acionistas”. De 2011 a 2019, a Copel distribuiu R$ 5 bilhões em proventos. Deste montante, R$ 1,7 bilhão foram a mais do que o mínimo determinado pela lei. Resultado de uma política que encarece a tarifa para os paranaenses.

Se o leilão ocorrer, 13 grupos compraram acesso ao Data Room e estão habilitados a oferecer lance.

Adicione um lembrete para acompanhar

Publicado por Em Defesa da COPEL Telecom em Quinta-feira, 22 de outubro de 2020