Eleição do Sistema Confea/CREA deve ser adiada para julho

Fisenge havia pedido o adiamento devido a impossibilidade de votação presencial

08.MAIO.2020

As Eleições do Sistema Confea/CREA devem ser adiadas para julho. A decisão foi oficializada pela Comissão Eleitoral. A mudança de data se deve, principalmente, ao isolamento social adotado para combater a Covid-19. As eleições do Sistema são presenciais e em papel. Antes do anúncio, a Fisenge já solicitava o adiamento do pleito.

Na última terça-feira (5), o Conselho Deliberativo da Fisenge já havia decidido solicitar o adiamento das eleições programadas para o dia 3 de junho. “O pleito referencia-se na excepcionalidade do quadro sanitário atual, a que estamos submetidos com o Coronavirus. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia já dizimou mais de 230.000 (duzentas e trinta mil) vidas, vítimas da Covid 19, com mais de hum milhão de pessoas infectadas”, destaca a Fisenge.

O Brasil já tem mais de 125 mil casos confirmados e 7 mil mortes. Na nota, a Fisenge destaca que o voto não é obrigatório e que a pandemia pode contribuir para aumentar uma possível evasão eleitoral.

A Comissão Eleitoral programou a votação para 15 de julho. A sugestão de nova data ainda precisa ser acatada pelo Plenário da Confea. De acordo com os conselheiros federais eng. agr. João Bosco e eng. civ. Ricardo Mello de Araújo, integrantes da CEF, o Ministério da Saúde tem sido uma referência para a Comissão. “Procuramos observar as decisões das autoridades a respeito. Consideramos 15 de julho uma data prudente para cumprir o processo democrático do Sistema com o maior nível de segurança possível, para todos os atores: mesários, eleitores e candidatos”, afirmou Bosco, que coordena o grupo. “Como algumas cidades começaram a sinalizar possíveis lockdowns, era necessário tomar uma decisão em relação à data das eleições gerais do Sistema”, complementou Mello de Araújo.

:: Veja aqui o novo calendário