Eleita nova diretoria da Fisenge

Primeira etapa aconteceu em encontro virtual por conta da pandemia de Covid-19

14.SET.2020

Foi eleita no último dia 12 de setembro a nova diretoria da Fisenge. A definição aconteceu durante a etapa virtual do 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) com o tema “A engenharia, o sindicalismo, a democracia e a soberania nacional”. O engenheiro eletricista, do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE), Roberto Freire assumiu a presidência da Fisenge.

Em seu discurso, o novo presidente, Roberto Freire, fez uma reconstrução histórica. “O Brasil viveu alguns milagres econômicos e algum crescimento, mas não podemos classificá-los como desenvolvimento. Hoje, sentimos o peso de uma economia fragilizada. Nunca em um período tão curto acumulamos tantas perdas. Utilizaram crises, sabotagens legislativas, golpes, operações, prisões, reformas, desregulação, Estado mínimo, concentração de renda e subserviência. Estão tentando destruir todas as bases da economia brasileira”, afirmou.

Freire ainda falou sobre o alto índice de desemprego e de pessoas desalentadas (pessoas que desistiram completamente de procurar emprego).  “Outro Brasil é possível e depende de nossa perseverança e da nossa luta. E a razão de nossa luta não é o ódio nem a ganância. Temos que recuperar a soberania com integração e a nossa crença de que esse é um país que pode ser uma República Democrática de verdade. O Brasil pode ter um futuro grandioso e toda classe trabalhadora vai encontrar muita disposição desta diretoria”, concluiu.

Em sua despedida da presidência da Fisenge, o engenheiro Clovis Nascimento – eleito secretário-geral desta gestão – agradeceu o apoio ao longo desses anos e enfatizou: “A Fisenge segue na luta para reconstruir o Brasil com todos seus sindicatos e engenheiros e engenheiras”.

Paraná tem representação na diretoria

O ex-presidente do Senge-PR e atual diretor financeiro da entidade, Carlos Roberto Bittencourt, também assume a pasta financeira na Federação. Com ele, também faz parte da nova gestão da Fisenge o engenheiro civil e vice-presidente do Senge, Cícero Martins Junior. Ele ocupa o cargo de diretor suplente. Já Gilson Branco Garcia, que é diretor geral da regional de Foz do Iguaçu, assume o posto de Conselheiro fiscal titular.

Federação agora tem uma mulher na vice presidência

A engenheira civil e diretora de negociação coletiva do Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (Senge-SE) foi eleita vice-presidente da Fisenge, a primeira mulher a assumir o cargo nesses 27 anos de fundação. “A nossa luta foi grande, inclusive de organização. E preciso registrar o meu agradecimento à Simone Baía que termina seu mandato como diretora da mulher e também ao meu sindicato, o Senge-SE. Temos muitos desafios e responsabilidades pela frente e a Fisenge é uma entidade referência na luta”, disse Elaine.

Promovido pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e patrocínio da Mútua, o Consenge acontece em duas etapas (virtual e presencial), devido às restrições impostas pela Covid-19. A etapa virtual do Congresso elegeu a nova diretoria da Fisenge para o triênio 2020/2023 e contou com palestra magna do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad que falou sobre os desafios da engenharia nacional diante da atual conjuntura política. “Não existe um país sem engenharia e sem soberania nacional”, pontuou. A etapa presencial acontecerá entre os dias 24 e 26 de junho de 2021, a depender das orientações sanitárias das autoridades públicas.