Em crise hídrica, Sanepar registra lucro de 7% no primeiro semestre de 2021

Aumento se deve aos reajustes realizados em fevereiro e maio deste ano

20.AGO.2021

A crise hídrica em Curitiba e no Paraná não chegou às contas da Sanepar. A empresa pública de abastecimento com ações no mercado registrou lucro líquido de R$ 578 milhões nos seis primeiros meses de 2021. Crescimento de 7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Dois fatores sustentam esse lucro, segundo relatório da empresa ao mercado financeiro: alta nas tarifas de 10,88% e o aumento do número de ligações.

A Sanepar tem se deparado com dois cenários distintos no último ano. A falta de chuvas, que se acentua no inverno e fizeram aumentar o rodízio, e o processo de recuperação das perdas financeiras, quando ela deixou de arrecadar a mais com a suspensão do reajuste da tarifa em 2020 solicitado pelo Governo do Paraná. Em 2021, as secas persistem. Já os reajustes estão chegando à conta dos consumidores.

A companhia explicou os motivos de retomar o rodízio severo mesmo com a economia de água feita pela população e as chuvas antes do inverno. “ Foi possível implementar um modelo de rodízio em Curitiba e Região Metropolitana de 60 horas de fornecimento e 36 horas de suspensão. No entanto, com a queda do nível de reservação abaixo de 50%, foi retomado, a partir de 11 de agosto de 2021, o modelo de rodízio anterior para o fornecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. O período de abastecimento foi reduzido para 36 horas, com suspensão de até 36 horas”.

Com relação ao lucro, a Sanepar e os acionistas venceram a queda de braço com a sociedade e garantiram que os reajustes represados em 2020 fossem aplicados em 2021, em data próxima ao reajuste anual da tarifa. Com isso, a empresa mantém a política de reajustes acima da inflação que conferem mais dividendos.

O aumento na receita operacional líquida é decorrente de:  reajuste tarifário de 5,11% a partir de 05 de fevereiro de 2021, revisão tarifária de 5,77% a partir de 17 de maio de 2021, crescimento dos volumes faturados de água e esgoto e do aumento no número de ligações”, diz o relatório de resultados.

“A estratégia de crescimento e desenvolvimento da Sanepar, para operar num mercado de serviços públicos, também liberado à iniciativa privada, está baseada na busca de resultados efetivos, comprometimento com a qualidade dos serviços prestados e, principalmente, atendimento às necessidades do poder concedente e acionistas”, define a Sanepar.

Mais demissões, mais lucro

Sobrou mais dinheiro para o lucro a partir do processo de demissão adotado pela Sanepar – o PAI. Com isso, houve “redução de 5,7%, em função da diminuição de 8,7% do número de empregados (de 6.931 para 6.328 empregados em 30 de junho de 2020 e 30 de junho de 2021, respectivamente), em consequência do Programa de Aposentadoria Incentiva – PAI, refletindo em todas as verbas salariais, superando os impactos decorrentes dos reajustes salariais de 6,22% (INPC)”, destaca o relatório.