Em nova proposta, CREA oferece ganho real e aumento no abono

10.MAIO.2019

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) apresentou uma nova proposta com relação ao acordo coletivo de 2019/2020. A nova rodada de negociação ocorre após os engenheiros e funcionários irem as urnas eletrônicas entre os dias 25 e 26 de abril. Na ocasião, a categoria recusou fortemente as cláusulas do acordo que deve vigorar até 31 de março de 2020. A nova votação ocorre a partir do dia 15 de maio pelo sistema eletrônico do CREA.

No novo acordo, o CREA propõe pagar o INPC do período. Isso representa reajuste de 4,67%. Somados a acréscimo de R$ 75. Ainda na relação financeira, a gratificação subiu de R$ 1250 na última proposta para R$ 1350. Aumento de R$ 100 e mais próximo dos R$ 1,5 mil solicitados na pauta assinada pelo Senge e Sindifisc-PR com as demandas da categoria.

Positivamente, a proposta para associados ainda prevê o “reajuste de 10% no valor do Tecnoprev”. Esse valor pode ser considerado como uma conquista da negociação feita pelos sindicatos, afinal, trata-se de reajuste acima da inflação em contrapartida ao objetivo do Crea-PR de promover alterações no plano de previdência privada.

Por outro lado, critérios relativos a meritocracia e descansos foram mantidos na proposta. Com relação a licenças de casamento ou luto, fica estabelecido, por exemplo, que o CREA só considere como dias de trabalho os períodos definidos em lei para licença casamento e licença luto. Clique aqui e confira as outras propostas.

PROGRAME-SE
Votação proposta do CREA Paraná ACT 2019/2020