Em votação histórica, 95,18% de copelianos dizem não a proposta de Daniel Pimentel

Funcionários criticam postura da diretoria que sequer compareceu à mesa de negociação

Presidente da Copel, Daniel Pimentel, desconversou sobre privatização da empresa. Foto: Reprodução
11.NOV.2022

Uma Copel, duas posturas. Essa é a empresa comandada pelo senhor Daniel Pimentel Slaviero. Para os acionistas, sorrisos e dividendos, para os funcionários, cara feia e aperto. Essa escolha se refletiu na proposta de ACT Copel 2022/2024 e teve sua resposta nas urnas. Em votação histórica, em que mais de 4,8 mil empregados votaram (86,18% dos votos possíveis), 95,18% disseram não à minuta encaminhada pela Copel. Um total de 4578 votos no “NÃO”. A empresa já foi comunicada da decisão da categoria.

::. Veja aqui o protocolo

CONFIRA O RESULTADO

Sim – 220 votos – 4.57%

Não – 4.578 votos – 95.18%

Brancos – 06 votos (0.12%)

Nulos – 02 votos (0.04%)

Abstenção – 04 votos (0.08%)

Sem Comparecimento: 13%

Repercussão

Durante a live, foi destacado que a mesma diretora que sempre participou dos processos de negociação, neste ano recusou-se a participar. Ana Leticia Feller, diretora de gestão empresarial, foi indicada para receber o prêmio de “Melhor RH Sul”. Isso no momento em que X% dos empregados recusam-se a aceitar uma proposta que retira direitos.

A proposta de reposição de apenas inflação de 7,19% ocorreu em um momento em que a deflação foi manipulada pelo período eleitoral. Em setembro, por exemplo, o índice de inflação da cesta básica estava acima dos 25% no acumulado dos últimos 12 meses. Índice que foi descartado pela Copel em sua proposta. Dentro das instalações da própria Copel, o restaurante reajustou as refeições em 11,17%. Ou seja, a proposta da Copel não cobre nem o aumento do custo de alimentação no trabalho.

Outro ponto rejeitado vigorosamente pela base foi a eliminação do terço de férias. A Copel queria indenizar em apenas 40%. A proposta traz prejuízos financeiros a médio prazo caso fosse aceito.

“O governador Ratinho Junior gosta e cuida da Copel”, diz presidente, sobre a privatização

“Andando pela empresa, a gente vê a apreensão das pessoas pelo futuro da companhia. Mas o que a gente sabe é apenas o Fato Relevante e que o Governo do Paraná faz estudo para venda de parte, mas preservando o controle. Portanto, esse tema é da esfera do acionista controlador. E nós não sabemos como será e qual é o prazo de conclusão do estudo. Nosso compromisso é acompanhar de perto para que os interesses de seus funcionários e clientes sejam contemplados”, diz o presidente da Copel. A declaração foi dada durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2022 aos empregados.

O presidente disse que a empresa seguirá investindo, chegando a R$ 2 bilhões. A Copel tem comprado e investido em inovação.

Copel apaga vídeo em que fez apresentação dos resultados do terceiro trimestre

Dois pesos, duas medidas

Na atual gestão da Copel, os dividendos passaram de 26,2% para 80,0% do Lucro Líquido. Em contrapartida, a despesa com Pessoal aumentou menos que a inflação (13,31% sem PDV), caindo a participação na distribuição do VA de 11,4% para 8,4%. Em compensação, a parte dos acionistas aumentou de 10,8% para 18,2%. Os dados foram levantados pelo DIEESE do Paraná.

Em divulgação de resultados do 3o. trimestre de 2022, ontem, a própria Copel vangloria-se de reduzir despesas com pessoal em 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado. E, novamente, anuncia que houve redução do quadro de pessoal.

A empresa registrou um EBITDA ajustado de R$ 1,1 bilhão no 3T22 e 4,1 bilhões no 9M22 (+3,4% vs. 9M21). “Considerando o acumulado dos nove meses de 2022, o EBITDA ajustado atingiu R$ 4.095,8 milhões, montante 3,4% superior aos R$ 3.960,9 milhões registrados no 9M21, justificado, essencialmente, pelo melhor desempenho da Copel Distribuição, parcialmente compensado, principalmente, pelo resultado da UTE Araucária que registrou menor despacho no período”, diz o relatório da empresa.

Cortes e desvalorização

O número de trabalhadores, sem a controladora, caiu de 7.611 em 2018 para 6.383 em 2021, queda de 16,13%. Atualmente são 5883 funcionários, segundo a própria empresa. É menos gente trabalhando, mas dando mais resultado:

“O resultado financeiro do 1° sem. de 2022 em relação ao 1° sem. de 2021 apresenta um Lucro Operacional similar (R$ 2,7 bilhões), mas o Lucro Líquido teve uma queda significativa impactada principalmente pela “Provisão para destinação de crédito do PIS e COFINS” de aproximadamente R$ 1,2 bilhões”, compara o economista do DIEESE, Sandro Silva.

REPLAY – ASSISTA APURAÇÃO DO ACT DA COPEL