Encontro estadual do Senge Jovem define calendários de eventos para 2016

21.MAR.2016

No que depender da quantidade de eventos programados pelo Senge Jovem, não faltarão oportunidades para estudantes de engenharia de todo o Paraná participarem de debates sobre o futuro da profissão. Ao longo do ano serão dois grandes eventos nas regionais do Sindicato e um encontro estadual em Curitiba. As definições foram debatidas no encontro dos dirigentes do Senge Jovem, promovido no último sábado (19), na sede do Senge em Curitiba.

Encontro em Curitiba reuniu dirigentes do Senge e membros do Senge Jovem de várias regionais da entidade

Ainda com datas a serem confirmadas, o Senge Jovem realizará neste ano duas edições da Semana do Jovem Engenheiro, uma em Londrina, prevista para 31 de maio e 1.º de junho, e outra em Foz do Iguaçu em agosto. Além disso, será realizado o primeiro Encontro Estadual do Senge Jovem em Curitiba, em julho.

Participaram dos debates o diretor e coordenador do Senge Jovem, Cicero Martins Júnior, do integrante da diretoria colegiada, Claudinei Pedroso Ribas, e do diretor da regional de Foz do Iguaçu, Pablo Braga, e os integrantes do Senge Jovem da regional Metropolitana e das regionais de Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Cascavel.

Filiações em alta em 2015- Além do calendário de atividades para o próximo ano, foram apresentados no encontro dos dirigentes os resultados das filiações do Senge Jovem em 2015, que fechou o quadro com um total de 1.185, dos quais 34% são dos cursos de engenharia civil, 23% de agronomia, 13% de engenharia de produção, e os demais de outras modalidades de engenharia.

Distribuição dos associados do Senge Jovem por regional do Senge em 2015

Para o coordenador do Senge Jovem, o avanço no número de filiados é fruto sobretudo de um trabalho intenso de divulgação do projeto do Sindicato. “Além das ações dos dirigentes do Senge Jovem em todo o estado mantendo um relacionamento forte com os estudantes, pode-se destacar como um dos principais motivadores as palestras de apresentação do Senge Jovem em inúmeros eventos acadêmicos de engenharia e também a promoção de seminários do próprio sindicato com os estudantes de engenharia”, afirma Cicero.

Inovação e desenvolvimento tecnológico, mercado de trabalho, ética profissional e o papel dos futuros profissionais de engenharia como agentes da transformação social foram temas de destaque em 2015 durante os vários eventos promovidos pelo Sindicato dos Engenheiros a partir do Senge Jovem, o seu braço de relacionamento com os estudantes das mais diversas áreas da engenharia.

Ao longo do ano foi cumprida uma agenda que incluiu reuniões com centros acadêmicos; palestras em semanas de engenharia, em universidades públicas e privadas em todo o Paraná e dois grandes eventos promovidos pelo Senge Jovem: a Semana do Jovem Engenheiro, em Foz do Iguaçu; e a Jornada Senge Jovem, em Curitiba.

Em Foz, a Semana do Jovem Engenheiro reuniu durante cinco dias de palestras mais de 400 estudantes de engenharia para debater produção de capital tecnológico, a valorização de empresas nacionais de setores estratégicos e o papel da engenharia no desenvolvimento e na defesa da soberania nacional.

A primeira edição da Semana do Jovem Engenheiro, realizada em 2015, reuniu mais de 400 estudantes de engenharia. Senge Jovem promoverá em 2016 a segunda edição em Foz e levará o debate para seminário em Londrina.

Já em Curitiba, a Jornada Senge Jovem contou com participação de profissionais de destaque no mercado de trabalho. Foi uma troca de experiências sobre o mercado de engenharia, ética profissional e a engenharia com foco na inclusão social. A relevância dos temas chamou a atenção até de quem não cursa engenharia tendo atraído para o evento acadêmicos dos cursos de Direito, Química, Matemática Industrial e de Arquitetura e Urbanismo.