Engenheiras e engenheiros debatem gênero e mercado de trabalho em Campo Mourão

02.MAR.2017

No dia 24 de março, a regional do Senge em Campo Mourão e o Coletivo de Mulheres do Sindicato realizarão a conferência Mercado de Trabalho e as Peculiaridades de Gênero, evento que busca debater as relações de trabalho sob a perspectiva do gênero dentro do universo da engenharia.

E por que debater? Pois há um abismo entre acesso e direitos, sobretudo no mercado da engenharia. Vamos aos números. A participação das mulheres no mercado da engenharia aumentou significativamente nos últimos anos. De fato, o número de engenheiras ocupando postos de trabalho mais que triplicou desde 2003. Mesmo assim, o número ainda é baixo em comparação com o total de vagas.

flyer_digital

Segundo dados do mercado de trabalho da engenharia, dos 261 mil postos de trabalho registrados em 2014 em regime celetista, apenas 19% eram ocupados por mulheres.

A diferença é mais gritante quando passamos do número de vagas para os valores médios de salários. Enquanto no mesmo ano os engenheiros receberam, em média, remuneração de R$ 10 mil, as engenheiras ficaram com a média salarial de apenas R$ 8,3 mil, abaixo inclusive da média geral, de R$ 9,9 mil.

É por essa e por outras questões que se faz necessária a problematização e o debate sobre as diferenças e sobretudo como combater isso no mercado e no dia a dia.

Os temas principais da conferência serão: As Mulheres na Engenharia; Principais Direitos da Mulher Profissional e A Mulher e o Sindicato: Desafios e Conquistas.

Com entrada gratuita, a conferência contará com três palestras que abordarão questões como combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, discriminação de gênero e direitos trabalhistas. O evento será das 19 horas as 22 horas, no Auditório do Sindiscam, na Rua Mato Grosso, 2712, Centro.