Engenheiros autônomos de Maringá cobram agilidade na aprovação de projetos

Senge Paraná
22.ABR.2019
Prefeito Ulisses Maia (PDT) recebe engenheiros para debater liberação de projetos
Prefeito Ulisses Maia (PDT) recebe engenheiros para debater liberação de projetos

Maringá já é vista como uma das melhores cidades do Brasil para se morar. No entanto, a cidade peca no que tange a agilidade na aprovação de alvarás e certidões, mesmo tendo um sistema digital. Essa é a avaliação de um grupo de engenheiros autônomos que está cobrando do poder público mais celeridade na liberação de novos projetos. O grupo se reuniu com o vereador Alex Chaves (PHS), líder do prefeito na Câmara Municipal de Maringá, e com o próprio prefeito Ulisses Maia (PDT) no último dia 3 de abril para encontrar uma solução para os projetos. No próximo dia 29 de abril, o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá (Ipplam) realiza a primeira audiência pública para deliberar sobre a revisão do Plano Diretor de Maringá. Assunto de interesse dos engenheiros autônomos que são apoiados pelo Senge-PR.

Na reunião que tiveram com o prefeito e seu novo líder, os nove engenheiros autônomos argumentaram que é necessário rever com certa urgência o trâmite dos projetos, uma vez que o conceito de Cidade Inteligente trata justamente do uso da tecnologia em seu processo de planejamento para responder rapidamente a demanda dos cidadãos.

“Essa morosidade na disponibilização de Alvarás e Certidões tem prejudicado não apenas os profissionais, mas principalmente os contribuintes, o que causa uma péssima imagem da prefeitura perante os habitantes e também diante dos profissionais de outros municípios”, argumentam os engenheiros.

Entre as propostas apresentadas pelo o grupo e que devem ter resposta até o fim de abril estão a aquisição de um novo sistema para avaliar com outras cidades onde realmente deu certo a implantação de Alvarás e Certidões online, um espelho do cadastro com objetivo de evitar filas de espera na praça de atendimento e geração de protocolo somente para esta finalidade, menos burocracias no processo de indeferimento e um sistema que possa categorizar os projetos conforme sua complexidade.

Ao final, do encontro, o prefeito Ulisses Maia se comprometeu a acatar a maioria das propostas apresentadas e pediu prazo de 30 dias, ou seja, até o fim do mês. Para que o processo ande, foi sugerida a “criação de um grupo com membros da prefeitura (analistas) e profissionais de arquitetura e engenharia para discussão de melhorias e feedbacks de ambas as partes na análise dos projetos e também para discussão sobre a aquisição do novo sistema”, esclarece a engenheira Sandra Mara.

Revisão do Plano Diretor
A Câmara Municipal de Maringá realiza no próximo dia 29 de abril uma audiência pública para deliberar sobre a revisão do Plano Diretor de Maringá. De acordo com o Maringa Post, o evento “tem o objetivo de apresentar e consultar à população quanto a Proposta Metodológica de trabalho para a revisão do Plano Diretor”.

Voltar a Notícias