Engenheiros avaliam proposta da Itaipu em assembleia

A convocação está prevista para o dia 12 de novembro

07.NOV.2019

As negociações sobre o ACT em Itaipu estão em momentos de muita tensão. Numa primeira rodada, tivemos as pautas de reivindicações dos Sindicatos praticamente ignoradas. A proposta de Itaipu resultante dessa etapa foi rejeitada pela categoria, em assembleia realizada no dia 17 de outubro. Tivemos ampla e decisiva participação da categoria, que percebeu as ameaças e se mobilizou, dando sinais de atitude e participação mais contundentes. Nessa ocasião as perdas e retrocessos de conquistas históricas levou até mesmo a mobilização dos aposentados, embora pareça absurdo, poderiam ser afetados pelo ACT, a princípio, instrumento exclusivo dos ativos.

Começamos então uma longa trajetória para debatermos a pauta de reivindicações da empresa. Entre os vários ataques, conseguimos criar uma linha de defesa eficiente e minimizamos os retrocessos. Tivemos então uma segunda rodada, onde recuperamos parte do terreno perdido, mas tivemos cláusulas sequestradas. São cláusulas que não colocamos à disposição de negociação, e tivemos elas retiradas pela mão pesada de uma Itaipu que esvazia o próprio discurso de que nós empregados “somos seu maior patrimônio”.

Ao final da terceira rodada, Itaipu pouco cedeu. A próxima assembleia está prevista para o dia 12 de novembro. Esperamos novamente ter “casa cheia”, incluindo nossos valentes aposentados, que nos acompanham e a eles prestamos total solidariedade e apoio. As discussões serão acirradas. Profundas. O que resultará, não podemos prever.

Os resultados serão proporcionais à consciência e disposição do conjunto de empregados. E a nossa meta é humilde: manter apenas o que já temos. Nem mais, nem menos.

Confira a convocação:

CONVOCAÇÃO – CONVITE

Convocamos todas/os Engenheiras/os empregadas/os de Itaipu, e convidamos à participação das/os Engenheiras/os aposentadas/os para participar de ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Dia: 12 de novembro – Horário: às 18h30m em primeira chamada e às 19h00m com qualquer quantidade de presentes.

Local: Assemib – (Avenida Araucária, 716, Vila A – Foz do Iguaçu)

Nota importante: Nos debates, as/os aposentadas/os terão direito a voz, mas não terão direito a voto, cabendo aos ativos também representá-los.

Esta AGE terá a seguinte pauta:

– Relato geral sobre as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2019/2020;

– Discussão e deliberação quanto à proposta apresentada por Itaipu;

– Deliberação coletiva quanto à autorização de desconto da taxa assistencial revertida ao Sindicato; haverá uma lista de presença para os aposentados, e duas outras listas para as/os ativas/os; dessas listas – para ativas/os, uma será a de presença propriamente dita, e a outra, haverá um texto de autorização expressa para recolhimento da taxa assistencial a favor do Sindicato para cumprimento de legislação, na forma como interpretada por Itaipu;

– Outros assuntos pertinentes ao presente processo de negociações do ACT.

É um momento histórico, que altera sensivelmente os rumos e destinos das relações de trabalho e com prováveis impactos até para as/os aposentadas/os.

Portanto, a sua participação é fundamental.

Foz do Iguaçu, 07 de novembro de 2019.

Gilson Garcia – SENGE – Regional Foz do Iguaçu.