Engenheiros e estudantes debatem propostas para o 10.º Consenge em Ponta Grossa

04.JUN.2014

Mais de 60 estudantes e profissionais de engenharia participaram, nesta terça-feira (3), do encontro da regional do Senge-PR em Ponta Grossa para debater propostas para o 10.º Congresso Nacional de Sindicato de Engenheiros (Consenge).

Durante o evento, os engenheiros de Campos Gerais e os estudantes de engenharia puderam discutir e formular propostas sobre Política agrária e agrícola para o desenvolvimento sustentável, Políticas de Habitação e Saneamento e Projetos de inclusão sindical e formação política, temas a serem apresentados pelo Senge-PR durante a décima edição do congresso, promovido de três em três anos pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

Para a diretora da Regional do Senge-PR de Ponta Grossa, Margolaine Giacchini, além de profundas contribuições para os debate do Congresso, o encontro promoveu a troca de experiências dos profissionais com os alunos de engenharia. “Promover o encontro entre profissionais e acadêmicos é sempre gratificante especialmente quando se discute propostas de um projeto de nação para o Brasil”.

As propostas colhidas na Regional de Ponta Grossa serão apresentadas no Encontro Estadual do Senge-PR, que reunirá e debaterá todas as propostas formuladas nos encontros regionais do Sindicato realizado nas cidades sedes das diretorias regionais. O Encontro Estadual será realizado na próxima sexta-feira (6) e sábado (7), em Curitiba.

Além do debate, o evento contou com palestra do diretor do Senge-PR, Ulisses Kaniak, que apresentou as principais ações do sindicato na luta pelos direitos da categoria e na defesa de uma sociedade mais justa.

Ao discorrer sobre a participação do Sindicato no Coletivo de Mulheres da Fisenge, que atua na luta pela igualdade de gênero na profissão e por políticas de gênero no país, Kaniak aproveitou para parabenizar a nova diretoria de Ponta Grossa, a primeira dentre as oito regionais do Senge-PR a ter uma mulher na liderança da entidade. “A formação da nova diretoria da Regional de Ponta Grossa reforça nosso compromisso com o aumento da participação das mulheres em todos os espaços de poder. É com muita satisfação com a companheira Margolaine à frente da regional, que conta com 2/3 da diretoria composta por mulheres”.

O Senge Jovem, projeto de integração do sindicato com os estudantes de engenharia, também foi tema da apresentação do diretor da entidade, que discorreu sobre as ações do braço estudantil do Senge-PR aos alunos que estavam presentes no evento.

Outra palestra realizada no encontro foi sobre Políticas Públicas de Saneamento e Habitação Urbana e Rural, realizada pelo engenheiro civil Moisés Alves Guergolet, da Caixa Econômica Federal.

Também participaram do encontro os diretores da Regional do Senge-PR em Ponta Grossa, Adriana Baumel, Manoel Marcelo da Silva Martins, Helena de Geus Schleder, o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), Heitor Fiuza Júnior, o gerente da regional do Crea-PR, Vânder Della Coletta Moreno e os coordenadores do curso de agronomia, Paulo Rogério Borszowskei e de engenharia elétrica, Marcelo Henrique Granza, do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage).