Entidades debatem assédio moral na administração pública nesta sexta-feira

Senge Paraná
26.MAR.2015

Nesta sexta-feira (27), entidades sindicais, universidades e conselhos profissionais realizarão em Curitiba o seminário Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública, que buscará debater a prática do poder na administração pública municipal, estadual e federal, e os reflexos nas situações de assédio moral nas relações de trabalho.

O evento será no auditório do Bloco Bege da Universidade Positivo, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido. O seminário é multidisciplinar e contará com palestras de expoentes da área jurídica, médica e das ciências sociais. Dentre os conferencistas está o Procurador Regional da República, Paulo Cogo Leivas, o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca e o administrador e reitor da UFPR entre 1994 e 1998, José Henrique de Faria. O seminário também contará com palestra da médica do trabalho e uma das precursoras dos debates sobre assédio moral no Brasil, Margarida Barreto.

As entidades promotoras do evento também produzirão um livro colaborativo e multidisciplinar reunindo artigos de especialistas -palestrantes do seminário e convidados, como o juiz federal Roger Raupp Rios – sob a perspectiva do direito, da psicologia e da sociologia, debatendo a questão do assédio moral nas relações de trabalho no âmbito das instituições púbicas. A obra será disponibilizada gratuitamente pelas entidades em formato e-book logo após o evento.

Dentre as entidades promotoras do seminário estão o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Coletivo de Mulheres da Fisenge, APP Sindicato, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Positivo, Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (Cnasp), Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSIND), Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs), Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Paraná (SINPRF), Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA), União Brasileira de Mulheres (UBM), Promotoras Legais Populares (PPLs), Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet), Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher e da Associação dos Servidores da Justiça Federal no Paraná (Asserjuspar), Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Sindicato dos Docentes da UTFPR e Fórum das Entidades do Serviço Publico Federal (Fasubra) e Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde do Paraná (Sindsaúde).

Voltar a Notícias