Fisenge lança cartilha sobre “Principais direitos dos engenheiros e das engenheiras”

Publicação aborda as principais questões sobre os direitos dos profissionais

14.DEZ.2020

Foi lançada, no início de dezembro, a cartilha “Principais direitos dos engenheiros e das engenheiras”, elaborada pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) com apoio do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Com o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a publicação aborda as principais questões sobre os direitos dos profissionais, principalmente após a Reforma Trabalhista que modificou e excluiu muitos itens da CLT. A cartilha também elucida dúvidas sobre o salário mínimo profissional, ART e Reforma da Previdência, além de trazer temas que nos apontam inúmeros desafios para o próximo período, como a Indústria 4.0 e o futuro do trabalho, organização sindical e regulamentação dos conselhos profissionais. O mundo do trabalho está mudando muito e a informalidade e outras formas de contratação como a “pejotização” estão precarizando as condições de trabalho.

De acordo com o engenheiro eletricista e presidente da Fisenge, Roberto Freire, a publicação é mais uma contribuição da Federação para ajudar os engenheiros e as engenheiras a se defenderem da precarização provocada por outras formas de contratação e também do desmonte do mercado de trabalho formal e do Estado brasileiro.